UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



domingo, 6 de abril de 2008

O aquecimento global, os extraterrestres e as heresias científicas.


Na última sexta-feira, 04 de abril, numa aula inicialmente planejada para falar sobre o clima e a vegetação no Brasil, surgiu no primeiro ano noturno uma discussão sobre o aquecimento global - se o processo é antropogênico, ou seja, causado pela ação do homem, ou se o processo é meramente natural, e a ação do homem simplesmente está acelerando um processo que mais hora menos hora viria a acontecer de qualquer forma.

A discussão caminhou para um lado muito interessante, sobre as verdades científicas.

Nem sempre uma verdade científica, uma grande descoberta ou constatação pode simplesmente ser divulgada. Por que? Os motivos são vários.

Os interesses do capital - muitas vezes o poder econômico não tem interesse que o grande público venha a ter conhecimento sobre verdades científicas.

Por exemplo, sempre se soube através da medicina, da biologia e suas ciências auxiliares como o nutricionismo que o excesso de sal, o excesso de gorduras e o excesso de açúcares geraria a situação que hoje vivemos, com a crise de obesidade na civilização. Por que? Simples: primeiro, na evolução natural do ser humano, que vem desde os bilhões de anos passados, nosso organismo desenvolveu mecanismos para sobreviver à base de esforço físico, já que as máquinas não existiam.

Pensemos numa situação em que o homem primitivo enfrentaria uma crise de alimentação escassa. As pessoas obesas eram mais resistentes por possuirem maior armazenamento energético no organismo, e por conseguinte eram as responsáveis por cuidar dos que desfaleciam com maior rapidêz, e não raro a sobrevivência de uma tribo dependia totalmente deles.

Não é à toa que os primeiros deuses cultuados pelos antigos tinham feições femininas - a maternidade - e bem obesas - a vida.
.
Em nossos tempos de automóveis, elevadores, máquinas de lavar, alimentos processados etc., criou-se toda uma tecnologia voltada para se poupar esforço, que gerou novos hábitos de vida muito mais confortáveis... e sedentários.
.
Para nossos antepassados longínquos o consumo de carne era esporádico, e a carne provinha de animais não domesticados, portanto magros e de carne pouco macia. A alimentação naqueles tempos era totalmente natural e incluia muitos elementos crus, o que reduz os teores de gordura. A prioridade de consumo era de vegetais já que sua obtenção era bem mais fácil que a caça. E além de tudo isso desconheciam o sal, o açúcar e as conservas, ou seja, só se alimentavam de alimentos frescos e ingeriam só o suficiente à nutrição sem condimentos e temperos que interferem negativamente no natural processo metabólico. Não existia a sedução dos prazeres da gastronomia e da influência da propaganda que incentivam o consumo excedente, promovendo assim hábitos alimentares insalubres.
.
Voltando então ao problema das verdades científicas, nem todo conhecimento desenvolvido pelo homem recebe a devida atenção, e nossa educação e cultura desenvolve hábitos e costumes que nem sempre caminham de encontro a aquilo o que a ciência comprova ser a melhor opção, e as conseqüências costumam ser terríveis.
.
Isso pode se aplicar à questão da preservação ambiental, onde é notório o choque dos interesses econômicos com as necessidades apontadas pela ciência.

Voltemos então à polêmica do aquecimento global - é gerado pelo homem, é natural, ou é ambas as coisas?

Assim, vejamos o que a Wikipédia nos fala a respeito:

As opiniões discordantes
Nos dias atuais, o debate da comunidade científica não é se a Terra está em processo de aquecimento ou não. Todos os cientistas, de um lado e do outro do muro, concordam que sim. O que se discute são as causas do aquecimento e as medidas preventivas para melhorar o futuro da humanidade.
A "opinião da moda", é que o aumento das emissões dos gases que provocam o efeito-estufa são os vilões da história, ao passo que os defensores do modelo heliogênico afirmam, entretanto que o aquecimento global estaria ocorrendo por causa natural, qual seja, o aumento da atividade magnética do sol.
A reação dos cientistas que discordam do modelo antropogênico do aquecimento global é baseada no seu direito de discordar a respeito de conclusões que carregam alto grau de incerteza, mas que são apresentadas como se fossem verdades incontestáveis pela mídia e pelos movimentos ambientalistas, fazendo com que a afirmação mais politicamente incorreta a ser feita é a conclusão de inúmeros estudos e análise de coleta de dados feita por diversos cientistas: a de que o aquecimento global não é um problema, ou se é, é um evento completamente natural na Terra, como os outros inúmeros processos de alteração de temperatura que já ocorreram durante a história do planeta. Muitos desses cientistas compõe ou compuseram o
IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), órgão da ONU destinado a estudar as mudanças climáticas no planeta. Vários deles, inclusive, discordaram veementemente das conclusões, mas acabaram tendo seus nomes incluídos nos relatórios finais do IPCC. Um exemplo é o Professor Paul Reiter, chefe do departamento de Entomologia Médica do Instituto Louis Pasteur, de Paris.
Casos de omissões e de má divulgação de dados - como o ocorrido no caso de
Paul Reiter - foram denunciados pelo documentário The Great Global Warming Swindle (A Grande Farsa do Aquecimento Global), exibido pelo Channel 4 da televisão britânica.

Neste momento a discussão assumiu um outro rumo.

A partir da questão dos interesses do poder público e da censura à ciência, outros exemplos foram citados, como a repressão que a religião institucionalizada exercia sobre a ciência pré-renascentista na Europa, onde se destacam casos como o de Copérnico, Galileu, a proibição do estudo dos cadáveres, cerceando o desenvolvimento da medicina entre outras coisas.

Assim, buscando exemplos mais atuais sobre casos de repressão à ciência, o assunto recaiu sobre a questão da vida extraterrena, sobre a qual repousa muitos mistérios
O cinema e a literatura já exploraram a fartar o tema, e sobre o mesmo repousam muitos mitos e crendices.

Talvez um deles seja o de que o contato com supostas civilizações de outros planetas seja necessáriamente hostil. Por que este raciocínio? Por que toda e qualquer forma de vida que porventura exista fora de nosso planeta, em caso de contato conosco, este necessariamente seria agressivo? Que tipo de instinto ou predisposição psicológica existe em nós, fazendo-nos crer que, no caso da hipótese de vida extraterrena ser verdadeira, a humanidade estaria cercada de inimigos?

É justamente por causa de tais limites culturais que, provavelmente, os supostos casos de contato com seres extraterrenos sejam cercados de muito mistério, muita censura, chegando-se ao extremo de constituir segredo de Estado.

Qual seria a reação da população caso a mídia começasse a divulgar com sensasionalismo uma visita de extraterrestres? Será que não teríamos multidões saindo às ruas falando em fim dos tempos, provocando tumultos incontroláveis de grandes proporções, os quais poderiam destruir cidades inteiras causando milhares de mortes?

O assunto é extremamente polêmico.

Existem os que simplesmente preferem não acreditar. E existem aqueles que acreditam, calcados na seguinte premissa: se o universos é infinito e se conhecemos apenas um ínfima parte do mesmo, não seria precipitação afirmar que a vida é um fenômeno exclusivo de nosso planeta?

Ficou muito famoso e marcou época o livro de Erick Von Daniken "Eram os deuses astronautas?", o qual se transformou posteriormente em filme documentário que defende a tese de que a origem de nossa civilização está na visita de colonizadores extraterrestres que nos trouxeram a cultura e a ciência.

Existem casos polêmicos de supostas visitas de extraterrestres que contaram com várias testemunhas e são cercados de segredo de Estado, como foi o caso Roswell de 1947 nos Estados Unidos e o Caso de Varginha de 1996 no Brasil, o qual é considerado o historicamente mais importante caso registrado deste tema.

Nos Estados Unidos foi criado o Projeto Livro Azul na primeira metade do século XX, o qual já registra milhares de casos de fenômenos que envolvem os OVNIS.

Sobre este assunto reproduzo adiante o verbete da Wikipédia, muito elucidativo, retirado do seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida_extraterrestre

Extraterrestre
Extraterrestre refere-se a tudo que é de fora do
planeta Terra. A expressão comumente designa outros planetas, e seres vivos, inteligentes ou não, que vivam lá.
O estudo do fenômeno extraterrestre evoluiu muito nas últimas décadas com o crescimento do interesse da população pela vida fora do planeta
Terra. A ufologia é o nome popular utilizado para o estudo de indícios de vida fora do planeta. O nome academicamente aceito é "exobiologia".
A
literatura, o cinema e a televisão já exploraram muito a possibilidade de contato com seres inteligentes de outros planetas (chamados de ETs), porém sempre estimulando a idéia de um contato hostil causando o protesto de alguns ufólogos. Devido a essa influência negativa da mídia, boa parte da população teme um contato com seres extraterrestres.
A ciência que se ocupa da vida fora da Terra chama-se
Exobiologia.
No
Brasil e em Portugal usa-se a sigla OVNI para designar Objeto Voador Não-Identificado, equivalente ao inglês UFO. Muitas pessoas acreditam que a aparição desses objetos seja a prova não apenas da existência de vida extraterrestre, mas também de que seres de outros planetas visitem o nosso. Os pesquisadores dessas aparições são chamados de ovniologistas ou ufólogos.

Casos históricos
Caso Roswell, em 1947, onde supostamente houve uma queda de um disco voador de origem extraterrestre na cidade norte-americana de Roswell, sendo capturado(s) o(s) ser(es) ainda com vida. O governo americano, após admitir a queda do equipamento, desmentiu afirmando que seriam balões meteorológicos.
Na noite do incidente houve uma forte tempestade, o rancheiro MacBrazel e seus vizinhos ouvem uma grande explosão nas proximidades de onde moram, há algumas milhas de Roswell. Pela manhã Brazel sai para ver o estrago que a tempestade tinha causado e se surpreende ao ver destroços de um metal muito maleável, mas que sempre retornava à forma original. Brazel percebe que há sinais nos objetos: desenhos de cor lilás, parecendo com algum tipo de escrita oriental. As ovelhas de Brazel pareciam meio assustadas e não queriam passar pelos destroços. À noite ele se encontra com alguns amigos que o aconselham a ir para as autoridades. Pela manhã Brazel vai até o escritório do xerife George Wilcox em Roswell. Leva alguns destroços na caminhonete. Ao ver os pedaços da suposta nave, o xerife envia alguns de seus subordinados para a fazenda para examinar o local do acidente. No mesmo dia Brazel concede uma visita a radio local. O Pentágono organiza uma busca sigilosa no local da queda. Os oficiais localizam os destroços e seus ocupantes. Imediatamente chegam ao local varias equipes de resgate e escavação. O Pentágono bloqueia todas as entradas de Roswell. A Força Aérea Norte-Americana alegaram que o que caiu em Roswell não passava de um mero balão meteorológico. No prazo de um mês, todos os participantes da operação são transferidos para outras bases. 13 dias depois Brazel pode voltar para seu rancho e curiosamente antes da queda fosse muito pobre, retornou para sua terra com uma caminhonete nova e com dinheiro suficiente para comprar uma casa e uma fornecedora de gelo.

Caso Varginha, em 1996 no Brasil, é considerado por muitos ufólogos o mais importante de todos. Em torno de três seres supostamente foram capturados na cidade mineira que batiza o suposto fato e levados para a Universidade de Campinas. O fato é intrigante, visto que as testemunhas ao longo dos dias foram numerosas.
As irmãs Liliane e Valquíria Silva, juntamente com uma amiga mais velha, Kátia Xavier, ao passarem por um terreno baldio no bairro Jardim Andere, de Varginha, com o objetivo de cortarem caminho para chegar mais cedo à casa onde moravam, encontraram uma criatura de aspecto monstruoso agachada nas proximidades do muro de uma oficina. Em poucos segundos, as três partiram chorando em direção à casa das irmãs, imaginando, entre outras coisas, terem encontrado o diabo. Segundo elas, a criatura tinha pele marrom viscosa, olhos enormes de cor vermelha, e três protuberâncias na parte superior da cabeça, que era bastante volumosa. Os boatos dizem que segundo os quais, a misteriosa criatura havia sido capturada por militares e passado por um dos hospitais de Varginha, antes de ser retirada da localidade. Essas informações faziam referência à participação de membros do Corpo de Bombeiros, Exército e da Polícia Militar locais. Poucos dias depois, Luísa Helena e as suas filhas, Liliane e Valquíria, teriam recebido a visita de quatro homens vestidos de fato escuro, que não quiseram se identificar. O objetivo desse contato foi apresentar uma proposta de suborno à família. Os homens estavam dispostos a pagar o dinheiro que fosse necessário para que as filhas desmentissem o caso, ou seja, que negassem ter avistado a criatura. Disseram que voltariam depois para saber a resposta. Era evidente que havia um projeto visando à desmoralização do caso, da mesma maneira que havia ocorrido 50 anos antes com o Caso Roswell nos EUA. Uma curiosidade é que funcionários da Unicamp, ligados com a equipe do Doutor Badan Palhares, informaram que chegou uma estranha caixa naquelas dependências. Provavelmente o ser vivo. Dois militares do Exército chegaram carregando uma caixa metálica com centenas de pequenos furos. Chegando em uma das portas, a funcionária e os dois militares foram barrados por outros militares que lá aguardavam essa chegada. Foi pedido para colocarem a caixa no chão e tiveram que retornar. A caixa foi levada para o subsolo, local onde se situa um dos laboratórios de acesso restrito. Os funcionários estranharam o fato de que nos dias seguintes, o Doutor Badan começou a pedir os mais diversos tipos de alimentos. Frutas, verduras, leite, sopa, iogurte, etc.

As Pirâmides
As Pirâmides Egípcias sempre foram cercadas de mistério. A primeira foi construída cerca de 4.500 anos atrás. Pelo que se sabe, os egípcios antigos tinham um conhecimento preciso de geometria e astronomia, mas nada que realmente explique como foram construídas. A partir daí, começaram a surgir várias teorias de que as pirâmides não foram construídas pelo homem, mas sim por uma raça alienígena. Existem três pesquisadores que são famosos por defender estas teorias. Von Daniken acredita que os alienígenas visitassem a Terra, e que estes construíram as pirâmides. Já Sitchin defende que a raça humana teria sido criada por engenharia genética, da combinação do DNA do Homo erectus com o DNA de uma raça alienígena. Esta raça teria criado o homem para trabalhar como escravo na mineração de ouro na Terra, eventualmente abandonando nosso planeta e deixando nossa raça para trás. Edgar Cayce, sustentava a teoria de que as pirâmides haviam sido construídas pelos habitantes de Atlântida. Para Cayce, eles teriam ido para o Egito por volta de 10.000 a.C., levando com eles a historia de sua civilização. A localização e as dimensões da Grande Pirâmide são outra fonte de especulações. Robert Bauval, sustenta a teoria de que as três pirâmides de Gizé foram construídas de forma a reproduzir a posição relativa das três estrelas do chamado cinturão de Órion, uma constelação que teria importância religiosa para os egípcios. Além disso, a posição das pirâmides em relação ao rio Nilo seria uma reprodução da posição daquelas estrelas em relação à Via Láctea. Uma teoria mais simples para a posição relativa das pirâmides é apresentada por Derek Hitchins, que chama a atenção para o fato de que as pirâmides estão perfeitamente alinhadas. no livro Fads and Fallacies in the Name of Science, de Martin Gardner. Dois tipos de teorias podem ser encontradas. O primeiro relaciona dimensões da pirâmide com distâncias astronômicas (distância da Terra ao Sol, diâmetro da Terra, etc) que seriam desconhecidas pelos egípcios. Estas distâncias teriam sido inseridas propositalmente no projeto pelos construtores reais das pirâmides. Outro tipo de coincidência encontrada nas dimensões da Grande Pirâmide refere-se a constantes matemáticas como pi e a razão áurea.

Círculos Ingleses
Os Círculos nas Plantações (Crop Circles) são padrões geométricos que vêm surgindo em plantações de cereais em todo o mundo desde o fim da década de 70. Embora o fenômeno se concentre na Inglaterra - dois terços dos círculos foram descobertos em campos ingleses - estas formações já foram observadas em vários outros países como EUA, França, Japão, Canadá, Holanda, Hungria e Rússia. O nome do fenômeno se encontra um tanto envelhecido pelo tempo, pois nem todas as formações conhecidas são circulares nem apareceram exclusivamente em plantações, já tendo sido observadas sobre neve, areia e sobre a superfície de lagos congelados.

Linhas de Nazca
As linhas de Nazca são geóglifos e linhas direitas no deserto Peruviano. Foram feitas pelo povo Nazca, que floresceu entre 200 a.C. e 600 d.C. ao longo de rios que desciam dos Andes. Do ar, as "linhas" incluem não só linhas e formas geométricas, mas também representações de animais e plantas estilizadas. Algumas, incluindo imagens de humanos, estendem-se pelas colinas nos limites do deserto. A teoria extraterrestre é proposta principalmente por aqueles que consideram difícil de acreditar que uma raça de "indios primitivos" poderia ter a inteligência de conceber tal projeto.

Área 51
A base aérea de Groom Lake, é um remoto pedaço de terra em Nevada, EUA - também chamada de Área 51, é uma área tão secreta que não aparece em nenhum mapa.
Oficialmente é apenas mais umas das inúmeras áreas militares restritas, mas é conhecida mundialmente pelos acontecimentos nos anos 70, a lenda diz que o exército teve contato com extraterrestres. Visitantes não são desejados e são recebidos por guardas armados e helicópteros.
A base existe desde a Segunda Guerra, onde se testavam armamentos secretos, o que justificaria a segurança. Muitas pessoas acreditam que a pista de pouso é apenas um disfarce e que embaixo dela exista uma enorme sede para realização de testes secretos. Acreditam até que é para lá que são levados os Óvnis para serem examinados, inclusive os famosos alienígenas de Roswell. As opiniões se dividem e, alguns acreditam que ela também pode ser utilizada para fazer armas químicas, bombas nucleares, entre outras várias possibilidades.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

CULTURA POP & ROCK – OZZY OUSBORNE E ROD STEWART.

No próximo final de semana estarão se apresentando na cidade de São Paulo duas lendas vivas da cultura Pop/Rock: Ozzy Ousborne e Rod Stewart.


Como podemos perceber, nos últimos tempos grandes shows internacionais estão ocorrendo com maior freqüência aqui no Brasil. Motivo: a queda do dólar e a conseqüente alta do real – tais eventos estão mais barateados e lucrativos.

Ozzy Ousborne surgiu no cenário da música internacional no final dos anos 60, como vocalista de uma das mais importantes bandas da história do rock: o Black Sabbath.


Consagrado à frente do Black Sabbath e depois seguindo em carreira solo, é atribuída a Ozzy Ousborne a idéia de se utilizar a temática satanista no rock e sua teatralização nos shows, idéia esta de profunda influência posterior na história do rock, principalmente na vertente Heavy Metal, estilo de rock pesadíssimo caracterizado por vocais estridentes e guitarras destorcidas. Tal fato lhe gerou a alcunha de “O Príncipe das Trevas”.

Obeso demais no final dos anos 80, Ozzy submeteu-se a um tratamento que objetivava não somente o emagrecimento, mas também a desintoxicação pelo uso excessivo de drogas. Durante um show nos anos 80, arremessaram ao palco um morcego – sim, um morcego de verdade, acedite quem quiser; Ozzy arrancou com os próprios dentes a cabeça do morcego, e por isso precisou receber tratamento médico anti-rábica. Declarou posteriormente ter feito isso porque estava sob efeito de drogas. É difícil falar sobre Ozzy sem citar o fato.

Conhecido por grandes sucessos da época do Black Sabbath tais como Iron Man, War Pigs, Paranoid, Children Of The Grave, Sweet Leaf, e a verdadeira invocação de Satã na música que deu nome à banda, Black Sabbath, Ozzy também fez grande sucesso com canções solo como Crazy Train, No More Tears, Bark At The Moon e Mama I´m Coming Home, assumindo nos últimos anos uma postura mais suave, não somente na música como também em sua imagem pública.

No melhor estilo Big Brother Brasil, anos atrás Ozzy e sua família protagonizaram um reality show que popularizou ainda mais a sua imagem.

Para aqueles que ainda não o conhecem e gostariam de vê-lo ao vivo, ou se já o viram no Rock in Rio e no Monsters of Rock e querem repetir a dose, é uma boa pedida aproveitar este show, já que correm informações que o “bruxo” de 59 anos estará se aposentando após esta tourné.
Já para quem não gosta do peso do Heavy Metal e não quer saber de invocações satânicas nem por brincadeira, há a opção de conhecer o astro pop Rod Stewart.



Dinossauro de 63 anos, Rod Stewart é um nome indispensável para aqueles que curtem um rock agitado, dançante, e mesmo romântico, muito comum no final dos anos 70 na época da discotheque, onde as canções de dança individual se revezavam com as canções dançantes de rosto coladinho.

De origem humilde, foi pintor de silk screen e saltibanco que tocava nas ruas da Europa por uns trocados (busker, como chamam esta atividade na Inglaterra), chegando a ser expulso da Espanha por vadiagem.
Posteriormente fez sucesso como vocalista da banda The Faces, cujo guitarrista era Ronnie Wood, hoje Rolling Stones, e também uma carreira solo paralela que já dura cinqüenta anos.

O maior sucesso de Rod Stewart diz bastante coisa para os brasileiros: “Da Ya Think I'm Sexy?” de 1978 vendeu milhões de cópias, porém, gerou a ira de Jorge Benjor – é inegável que se tratava de um plágio descarado da canção Taj Mahal, de famoso refrão: “ce cê cecerecê – ce cêêê!” – foi inevitável a disputa judicial que terminou com a vitória de Jorge Benjor, e Rod teve de doar todos os royalties à UNICEF.

Nem o câncer na tireóide diagnosticado em 1999 tirou de Rod Stewart seu maior trunfo: a voz áspera e rouca, de timbre singular, perfeita para o estilo musical que adotou.
De origem escocêsa apesar de nascido em Londres, Rod Stewart é famoso pelo seu maior hobby – o futebol, sendo torcedor do Celtic e também do Manchester United.

Em 1994, Rod Stewart animou o show do reveillón de Copacabana, reunindo cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Entre suas canções mais conhecidas podemos citar as românticas Sailing, Every Beat of My Heart, as dançantes Baby Jane, Passion entre diversos outros hits.