UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



sábado, 30 de maio de 2009

ESTUDO EM GRUPO II - QUESTÕES.

.
Primeiros anos:
1 - Expliquem o conceito de comunidade, e digam no que ele difere do conceito de sociedade.
2 - A comunidade do Colégio Anchieta: façam um comentário sobre as qualidades e os defeitos.
Segundos anos:
1 - Expliquem o que é neoliberalismo.
2 - Comentem sobre o fundamentalismo islâmico.
Terceiros anos:
1 - Comentem sobre um problema ambiental que ocorre na região do ABC Paulista.
2 - Façam o mesmo que na pergunta 1, referente a um problema ambiental que afeta o mundo todo.
.
Filosofia - não haverá estudo em grupo II.
.
ATENÇÃO - ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM TRABALHOS: TODOS OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ENTREGARAM O ESTUDO EM GRUPO I E OS QUE ESTIVERAM AUSENTES DURANTE O ESTUDO EM GRUPO II (SEMANA DE 25 A 29 DE MAIO) DEVEM PROVIDENCIAR A ENTREGA ATÉ NO MÁXIMO 05 DE JUNHO. APÓS ESTA DATA ENTRAREMOS EM REGIME DE FECHAMENTO DE BIMESTRE, E NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL ACEITAR TRABALHOS.
.

domingo, 24 de maio de 2009

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - ROTEIRO DE ESTUDOS PARA AS PROVAS BIMESTRAIS (BIMESTRE 2 - 2009).

SOCIOLOGIA.
.
PRIMEIROS ANOS:
-Antropologia.
- Socialização.
- Comunidade.
Leitura de "A Revolução dos Bichos" caps. 6 e 7.
.
SEGUNDOS ANOS:
- Ideologia.
- O Mito da Caverna.
- Ideologia na atualidade.
Leitura de "1984" caps. 11 e 12.
.
TERCEIROS ANOS:
- Nova Ordem Mundial e Subdesenvolvimento.
- Os Conflitos Mundiais.
- A Questão Ambiental.
Leitura de "O Lobo da Estepe" da pág. 100 a 120.
.
FILOSOFIA - 1 E 2 noturno - AGUARDAR DIVULGAÇÃO NAS PRÓXIMAS HORAS.
.

AULA COMUNIDADE (1ºs) - texto corrido.

COMUNIDADE é um grupo social que se organiza a partir da IDENTIDADE que ocorre entre seus membros. Seu objetivo é a valorização do bem da COLETIVIDADE, e por conseguinte desenvolve uma CULTURA.
Uma SOCIEDADE é a organização das pessoas numa CIVILIZAÇÃO. Seu objetivo é a garantia dos direitos do INDIVÍDUO, e por conseguinte desenvolve REGRAS.
Podemos pensar no conceito de comunidade de forma ampla, envolvendo o mundo todo, A GRANDE COMUNIDADE INTERNACIONAL, representada pela ONU.
Os grandes problemas da comunidade internacional na atualidade são: a questão ambiental, a questão do desenvolvimento e as desigualdades sociais e os conflitos armados.
Quanto à questão ambiental, ocorre um esforço pela educação das novas gerações para o uso racional dos recursos naturais, bem como ocorre uma preocupação com as transformações climáticas (efeito estufa), a destruição das florestas e seus ecossistemas, e o processamento do lixo. As tentativas de acordos internacionais, infelizmente, apresentam poucos avanços.
Quanto à questão do desenvolvimento e desigualdade, sabe-se que 2/3 da humanidade sofre com a fome, porém, este problema encontra pouca sinalização de mudança na nova ordem mundial multipolar, porém, ocorre uma mudança de postura com relação aos países emergentes: Brasil, Russia, India e China, e está para se agregar a este grupo o México e a África do Sul.
Quanto à questão dos conflitos mundiais, ocorre o destaque para as milenares guerras entre judeus e árabe-palestinos no Oriente Médio, a questão do terrorismo europeu na Irlanda e na Espanha, e os conflitos étnicos da Ásia, Oriente Próximo (região dos Balcãs, Chechênia e Georgia) a questão Tibetana no Extremo Oriente, entre outras.

AULA IDEOLOGIA NA ATUALIDADE (2ºs) - texto corrido.

Para se falar de ideologia hoje, comecemos por esclarecer alguns termos:
ESTABLISHMENT - Trata-se da ORDEM social, política, econômica, cultural, religiosa etc. imposta pela ideologia dominante.
Por exemplo, nas sociedade brasileira, valores como a religiosidade cristã, a sociedade dividida em classes, a divisão das cidades em bairros ricos e pobres etc. são tidos como os “corretos”, e portanto defendidos e praticados como “melhor opção”.
Durante a Revolução Francesa, os Jacobinos que queriam mudanças mais radicais sentavam-se à esquerda do parlamento, os Girondinos, conservadores, sentavam-se à direita, e os indefinidos, no centro.
Assim, ESQUERDA é a posição daqueles que querem TRANFORMAR o establishment.
DIREITA, são aqueles que querem CONSERVAR o establishment.
CENTRO, são aqueles que querem MODERAR posições entre esquerda e direita.
EXTREMISTAS são aqueles grupos fanáticos de esquerda ou direita que chegam a se usar de violência para impor suas idéias, como por exemplo, os neonazistas, os fundamentalistas muçulmanos entre outros.
Quanto aos movimentos ideológicos da atualidade, destacamos o NEOLIBERALISMO que surgiu do fim da tensão entre socialismo e capitalismo que existia na antiga ordem mundial. A ova ordem mundial assistiu a uma reorganização do capitalismo internacional, sendo que as idéias liberais ressurgiram com muita força, especialmente no que diz respeito à não-intervenção do Estado na economia.
Grandes empresas transnacionais apregoando este princípio começaram a entrar em países onde antes eram barradas por leis locais e acordos internacionais. Impondo suas regras, livres de limitações à sua vontade, usam e abusam de seu poder, remetendo seus lucros às matrizes ou mercados seguros, e ao mínimo sinal de crise simplesmente abandonam o país depois de ter sufocado as economias locais. Este fenômeno neoliberal recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO.
Outro importante movimento ideológico que ocorre no mundo hoje é o FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO. Surgido das idéias da REVOLUÇÃO ISLÂMICA que ocorreu em 1979 no Irã, liderada pelo Aiatolá Khomeini, nos últimos 30 anos diversas forças políticas se instalaram no Oriente médio baseadas em ditaduras, pseudo-democracias ou mesmo movimentos e partidos organizados. Os princípios defendidos pela Revolução Islâmica, que remontam a Guerra Santa Islâmica desenvolveu um forte e fanático sentimento anti-ocidental, sem falar nas intensas ações terroristas que geram tensão internacional, especialmente com Israel e com os Estados Unidos.
Também merece destaque o fenômeno dos GOVERNOS POPULARES que ocorrem hoje na América do Sul, com Evo Morales na Bolívia e Hugo Chaves na Venezuela. Líderes de movimentos populares que se fortaleceram com o fim das ditaduras militares no continente que ocorreu nos anos 80, homens de origem social humilde estão chegando ao poder, retomando consigo antigos ideais socialistas, o que gera uma relativa tensão na região, moderada pelo governo brasileiro.
Apesar de Lula ter forte identidade para com todas as características citadas, assume posição de centro dadas as suas responsabilidade perante a comunidade internacional no tocante a ser um dos principais países emergentes do mundo, o que leva Lula a não assumir posições radicais, tais como o fazem Chaves e Morales.

AULA QUESTÃO AMBIENTAL (3ºs) - texto corrido.

Até o século XIX, o homem sobrevivia de atividades agropastoris e artesanais.
Com a Revolução Industrial, a ciência e a tecnologia se multiplicaram centenas de vezes mais que em toda história da humanidade.
Com o desenvolvimento da física e da química inventou-se o MATERIAL SINTÉTICO, ou seja, o plástico. Prático, útil e versátil, nós consumimos elevada quantidade deste produto. O inconveniente é a sua difícil decomposição.
A matriz energética exigida pelos tempos industriais focou-se nos COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, ou seja, o carvão e o petróleo que hoje constituem a principal fonte de energia para a humanidade. Porém, são dois os problemas: além de ser uma fonte esgotável, seu consumo produz elevada quantidade de resíduos tóxicos.
Com a Revolução Industrial houve o surgimento dos grandes centros urbanos, fenômeno que depois da Segunda Guerra Mundial chegou também aos países emergentes. Metrópoles com milhões de habitantes se espalharam pelo mundo, e com elas, muito mais lixo produzido e muito mais esgoto. Só a cidade de São Paulo produz 15 mil toneladas de lixo por dia (UOL).
A humanidade se multiplica a ritmo assustador. Depois da Segunda Guerra, muitos benefícios tecnológicos e científicos chegaram aos países emergentes, especialmente na medicina e na farmacologia, o que provocou o fenômeno da explosão populacional. Por minuto ocorrem cerca de 260 nascimentos em todo o mundo com a contrapartida de cerca de 106 mortes, o que resulta num crescimento real de 155 novos lugares ocupados no planeta a cada minuto.
O homem passou a se preocupar tardiamente com a questão ambiental. Até os anos 70 o grande temor da humanidade vinha da antiga ordem mundial, o medo de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética, dado o trauma de Hiroshima e Nagazaki.
Só em 1972 a ONU promoveu em Estocolmo, na Suécia, a sua primeira reunião mundial sobre o meio ambiente. Porém, a repercussão foi pequena.
Vinte anos depois a segunda reunião viria a ocorrer no Rio de Janeiro, a ECO 92. A repercussão foi grande, porém os resultados foram poucos, quase nenhum, dado que os países ricos alegavam não poder arcar com os prejuízos de políticas de preservação ambiental, muito menos ajudar países pobres a desenvolverem projetos do gênero.
Saiu da ECO 92 o conceito de SUTENTABILIDADE – desenvolvimento sustentável não pode somente objetivar incrementos na economia. O desenvolvimento propriamente dito só pode se sustentar na medida em que garante que os benefícios ocorram em sincronia com a questão da desigualdade social – distribuição de renda – bem como não pode ignorar a questão ambiental.
O PROTOCOLO DE KYOTO é um grande acordo internacional assinado entre 1997 e 2004 por 175 países. Visa combater o perigo do EFEITO ESTUFA, a deterioração da atmosfera por poluentes que provoca gradativa elevação da temperatura média no planeta, o que, se não for contido, provocará o desaparecimento da vida no planeta.
Destes 175 países, 55% deles são responsáveis por 55% dos poluentes jogados na atmosfera, os países ricos. E pelo tratado, comprometeram-se a diminuir as emissões de gás carbônico em no mínimo 5,2% entre 2008 e 2012. Nesta etapa os países emergentes estão dispensados do compromisso.
75% da superfície do planeta é coberta de água, elemento central e fundamental no fenômeno biológico da VIDA. Com tanta abundância e renovação natural cíclica, sempre acreditamos ser a água um recurso inesgotável, mas não é isso que temos observado.
Cada vez mais as reservas de água potável estão sendo contaminadas por poluentes químicos e esgotos. A recuperação natural pode sim acontecer espontaneamente, porém, não no ritmo da necessidade de consumo de uma humanidade que cresce velozmente, e também não se as ações poluentes não forem contidas.
Os custos de tratamento de recuperação de água contaminada são altíssimos, o que, por exemplo, inviabiliza o tratamento de cerca de 25% dos 5,4 bilhões de litros de esgoto produzidos por dia pela cidade de São Paulo (TV Cultura – Balanço Social).
Enfim, a sabedoria da Mãe Natureza gerou uma cadeia de interdependência entre os seres vivos e demais recursos que outra grande necessidade para se manter o equilíbrio da biosfera consiste em preservar as reservas florestais, em especial a Amazônia, já que o equilíbrio das trocas gasosas atmosféricas e os ecossistemas tão necessários ao equilíbrio biológico dependem da preservação das matas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aulas digitalizadas da semana de 18 a 22 de maio.

Caros alunos, sei que está ocorrendo uma demora na promessa da publicação dos textos corridos das aulas - Questão ambiental, Ideologias na atualidade e Comunidade - mas acreditem, trata-se de uma demora causada por problemas técnicos - vírus de pendrive. Mas fiquem tranquilos que até segunda, 25 de maio, prevejo que a situação estará regularizada.
Os PPTs para download também estarão à disposição.