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quarta-feira, 12 de março de 2008

IRON MAIDEN - a última das grandes bandas.

A "última das grandes bandas", pois ninguém melhor conseguiu sintetizar o estilo construído cuidadosamente pelas "três grandes": Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath, precursoras do Heavy Metal. Assim podemos definir o Iron Maiden.

E atenção: não confundir o Heavy Metal com o Thrash Metal; este último pode sim ter sido uma decorrência do sucesso do primeiro, mas, salvo exceções como o Megadeth e o Metallica, implica num comercialesco ritmo de baixa qualidade musical caracterizado pela sobreposição da bateria sobre as guitarras, o que em absoluto não ocorre no Heavy Metal, que também conhecido pelos fãs como "som trabalhado", dado o seu lirismo e composições inspiradas na música clássica propriamente dita - acreditem se quiser. Confirmam isso clássicos do Iron Maiden tais como: Revelations, Childrens of the Damned, Rime of the Ancient Mariner, Run to the Hills, Flight of Icarus entre diversas outras.

Outros dois elementos da obra do Iron que o tornam muito especial são: primeiro, o primoroso trabalho de exploração dos temas mitológicos ao invés de um satanismo comercialesco e vulgar, presente até The Number of the Beast, mas que deixou de influenciar a banda a partir do álbum Piece of Mind, onde vemos em Flight of Icarus um exemplo super clássico do uso da mitologia grega. No álbum seguinte, Powerslave, notou-se a forte influência da mitologia egípcia. Tais nuances são atribuídas à formação humanística do vocalista Bruce Dickson, graduado em História. Segundo, o Iron apresenta uma postura política progressista sempre identificada com a denúncias de injustiças sociais. Ao contrário de outras bandas como o Guns'n'Roses onde percebe-se influências de cunho nazi-fascista nas letras, o Iron Maiden nos apresenta jóias como a denúncia presente em Run to the Hills, em que conta a história real do genocídio indígena ocorrida na colonização das Américas - isso vindo de uma banda britânica, ou ainda sua posição mais recente de crítica à intervenção dos Estados Unidos no Oriente Médio.

O Rock in Rio de 1985, auge da tour Powerslave foi considerado o maior show da história da banda, fundada nos anos 70, com estimativas de público que variam de 200 a 300 mil pessoas, e há quem fale até em 400 mil. Em São Paulo, o estádio do Palmeiras abrigou os principais shows que o Iron Maiden realizou no Brasil ao longo de sua carreira, inclusive o primeiro em São Paulo, na tour Fear of the Dark, o que valeu a entrada do Palmeiras como o único time brasileiro que tem o seu nome relacionado num álbum oficial do Iron Maiden, A Real Live One, apesar do errinho perdoável de português com o qual acabou sendo publicado: Fear of the Dark tour - Brazil - "Palmeiros" Stadium.

Douglas Gregorio::
Março de 2008.

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