UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 2 de abril de 2008

CULTURA POP & ROCK – OZZY OUSBORNE E ROD STEWART.

No próximo final de semana estarão se apresentando na cidade de São Paulo duas lendas vivas da cultura Pop/Rock: Ozzy Ousborne e Rod Stewart.


Como podemos perceber, nos últimos tempos grandes shows internacionais estão ocorrendo com maior freqüência aqui no Brasil. Motivo: a queda do dólar e a conseqüente alta do real – tais eventos estão mais barateados e lucrativos.

Ozzy Ousborne surgiu no cenário da música internacional no final dos anos 60, como vocalista de uma das mais importantes bandas da história do rock: o Black Sabbath.


Consagrado à frente do Black Sabbath e depois seguindo em carreira solo, é atribuída a Ozzy Ousborne a idéia de se utilizar a temática satanista no rock e sua teatralização nos shows, idéia esta de profunda influência posterior na história do rock, principalmente na vertente Heavy Metal, estilo de rock pesadíssimo caracterizado por vocais estridentes e guitarras destorcidas. Tal fato lhe gerou a alcunha de “O Príncipe das Trevas”.

Obeso demais no final dos anos 80, Ozzy submeteu-se a um tratamento que objetivava não somente o emagrecimento, mas também a desintoxicação pelo uso excessivo de drogas. Durante um show nos anos 80, arremessaram ao palco um morcego – sim, um morcego de verdade, acedite quem quiser; Ozzy arrancou com os próprios dentes a cabeça do morcego, e por isso precisou receber tratamento médico anti-rábica. Declarou posteriormente ter feito isso porque estava sob efeito de drogas. É difícil falar sobre Ozzy sem citar o fato.

Conhecido por grandes sucessos da época do Black Sabbath tais como Iron Man, War Pigs, Paranoid, Children Of The Grave, Sweet Leaf, e a verdadeira invocação de Satã na música que deu nome à banda, Black Sabbath, Ozzy também fez grande sucesso com canções solo como Crazy Train, No More Tears, Bark At The Moon e Mama I´m Coming Home, assumindo nos últimos anos uma postura mais suave, não somente na música como também em sua imagem pública.

No melhor estilo Big Brother Brasil, anos atrás Ozzy e sua família protagonizaram um reality show que popularizou ainda mais a sua imagem.

Para aqueles que ainda não o conhecem e gostariam de vê-lo ao vivo, ou se já o viram no Rock in Rio e no Monsters of Rock e querem repetir a dose, é uma boa pedida aproveitar este show, já que correm informações que o “bruxo” de 59 anos estará se aposentando após esta tourné.
Já para quem não gosta do peso do Heavy Metal e não quer saber de invocações satânicas nem por brincadeira, há a opção de conhecer o astro pop Rod Stewart.



Dinossauro de 63 anos, Rod Stewart é um nome indispensável para aqueles que curtem um rock agitado, dançante, e mesmo romântico, muito comum no final dos anos 70 na época da discotheque, onde as canções de dança individual se revezavam com as canções dançantes de rosto coladinho.

De origem humilde, foi pintor de silk screen e saltibanco que tocava nas ruas da Europa por uns trocados (busker, como chamam esta atividade na Inglaterra), chegando a ser expulso da Espanha por vadiagem.
Posteriormente fez sucesso como vocalista da banda The Faces, cujo guitarrista era Ronnie Wood, hoje Rolling Stones, e também uma carreira solo paralela que já dura cinqüenta anos.

O maior sucesso de Rod Stewart diz bastante coisa para os brasileiros: “Da Ya Think I'm Sexy?” de 1978 vendeu milhões de cópias, porém, gerou a ira de Jorge Benjor – é inegável que se tratava de um plágio descarado da canção Taj Mahal, de famoso refrão: “ce cê cecerecê – ce cêêê!” – foi inevitável a disputa judicial que terminou com a vitória de Jorge Benjor, e Rod teve de doar todos os royalties à UNICEF.

Nem o câncer na tireóide diagnosticado em 1999 tirou de Rod Stewart seu maior trunfo: a voz áspera e rouca, de timbre singular, perfeita para o estilo musical que adotou.
De origem escocêsa apesar de nascido em Londres, Rod Stewart é famoso pelo seu maior hobby – o futebol, sendo torcedor do Celtic e também do Manchester United.

Em 1994, Rod Stewart animou o show do reveillón de Copacabana, reunindo cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Entre suas canções mais conhecidas podemos citar as românticas Sailing, Every Beat of My Heart, as dançantes Baby Jane, Passion entre diversos outros hits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário