UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



sábado, 31 de outubro de 2009

CLIPPING DE ATUALIDADES - 4º bimestre.

.
UM DESAFIO PARA A AMÉRICA.
Site da Casa Branca - http://www.whitehouse.gov/blog?page=1, 23/10/2009.
Heather Zichal, deputado e assistente do presidente para assuntos sobre as mudanças climáticas.

No dia de hoje o pres. Barak Obama visitou um grupo de 750 estudantes e membros da comunidade universitária do Instituto Massachusetts de Tecnologia em Cambridge. O presidente falou que o espírito do progresso sempre moveu o povo dos Estados Unidos a enxergar para além dos limites e criar novas tecnologias, construindo assim um país melhor para seus filhos e netos.
(...) O presidente lembrou que a gestão dos investimentos está fazendo com que cada vez mais se possa transformar tal visão em realidade. (...) Estes investimentos permitem que se desenvolva o controle de formas alternativas de energia, gerando empregos no futuro. Mais que nunca, o povo dos Estados Unidos está de acordo que é preciso atingir este importante objetivo. Membros dos serviços de defesa dos Estados Unidos alertam que a dependência dos combustíveis fósseis (petróleo) representa uma ameaça à segurança dos Estados Unidos. Os mais jovens percebem o quanto eles estão preocupados com o impacto que as decisões do presente possam ter no futuro. Cada vez mais nossos legisladores (deputados) Democratas e Republicanos reconhecem que a criação de novas formas de produção e consumo de energia é um objetivo com o qual todo o povo e os políticos concordam (...) - (Tradução ad hoc – prof. Douglas Gregorio).


BAN CONDENA ATAQUES QUE MATARAM MAIS DE 150 NO IRAQUE.
Site da ONU - http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/171685.html ,26/10/2009.
Secretário-Geral pede união de iraquianos em torno da proteção do progresso político que o país vem conquistando; os ataques deste domingo são considerados os piores desde 19 de agosto.
Maria Cláudia Santos, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou duramente neste domingo os ataques que mataram mais de 150 pessoas e deixaram cerca de 500 feridas no Iraque.
Em nota divulgada pela sua porta voz, Ban disse que as explosões dos dois carros-bomba no centro de Bagdá foram atos de violência sem sentido e indiscriminada contra inocentes.
Recuperação - O Secretário-Geral também afirmou que os ataques deploráveis tiveram como objetivo interromper a recuperação do Iraque. Ele apelou para que, diante disso, os iraquianos se unam para proteger o progresso político no país.
O Conselho de Segurança da ONU também condenou as explosões por meio de um comunicado divulgado à imprensa.
Os membros do conselho reiteraram que nenhum ato terrorista pode reverter o caminho para a democracia e a reconstrução do Iraque.
Ataque - Os dois carros-bomba explodiram neste domingo, no centro de Bagdá. Os atos são considerados os piores desde os ocorridos em 19 de agosto, quando cerca de 100 pessoas morreram na capital iraquiana.
O presidente do Iraque, Jalal Talabani, pediu à ONU, no mês passado, a criação de uma comissão internacional independente para investigar os ataques que atingem o país desde 2008.

“THIS IS IT” MOSTRA QUE MICHEL JACKSON AINDA PODIA DIVERTIR.
Site da Agência Reuters http://br.reuters.com/ ,quarta-feira, 28 de outubro de 2009.
Bob Tourtellotte

LOS ANGELES (Reuters) - O filme "This Is It" de Michael Jackson foi mostrado para uma plateia recheada de estrelas, incluindo Will Smith, Jennifer Lopez e quatro dos irmãos do cantor na terça-feira, ganhando elogios da crítica e mostrando aos fãs que o Rei do Pop ainda podia entreter.
Feito a partir de 80 horas de imagens gravadas dos últimos dias de ensaios para a turnê que Jackson faria em Londres em julho, o filme foi chamado de "uma história de um mestre em sua arte" pelo diretor Kenny Ortega. (...)
Houve pré-estreias ainda em outras 15 cidades, incluindo Seul, Johannesburgo, Rio de Janeiro e Berlim.
Ortega abriu a pré-estreia em Los Angeles descrevendo Jackson como "um homem cujo coração batia para fazer desse mundo um lugar melhor. 'This Is It' de Michael Jackson é e sempre foi para os fãs."
(...) Michael Jackson, que cresceu como uma das lendas do Motown, o grupo The Jackson 5, e cujo álbum "Thriller" de 1982 foi o que mais vendeu de todos os tempos, morreu em 25 de junho em Los Angeles depois de sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha 50 anos.
(Reportagem adicional de Mike Collet-White em Londres).

FGV – CONFIANÇA DA INDÚSTRIA É A MAIOR DESDE 2008.
Índice subiu 2,7% neste mês sobre setembro, para 112,2 pontos, com ajuste sazonal
Portal da Editora Abril – 28/10/2009.
http://www.abril.com.br/noticias/economia/fgv-confianca-industria-maior-setembro-2008-508666.shtml
.
A confiança da indústria brasileira melhorou em outubro para o maior patamar desde setembro do ano passado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (28). O índice subiu 2,7% neste mês sobre setembro, para 112,2 pontos, com ajuste sazonal.
Em relação a outubro de 2008, a alta foi de 7,4%, na primeira taxa positiva em 13 meses, "comparação favorecida pelo fato de que a coleta de dados de outubro de 2008 já estava influenciada pelo aprofundamento da crise financeira internacional, ocorrida a partir de meados do mês anterior", segundo a FGV.
O componente de situação atual aumentou 1,4% em outubro, para 111 pontos, e o de expectativas subiu 4,2%, para 113,5 pontos, maior leitura desde agosto de 2008.

GOOGLE MUDA ORKUT NO BRASIL.

AdNews.com 28/10/09 http://www.adnews.com.br/internet.php?id=95658

As especulações sobre as mudanças na rede social Orkut foram confirmadas. O Google Brasil convidou a imprensa nesta quinta-feira (29) para revelar as novidades na interface.
O evento vai acontecer na sua sede em São Paulo e contará com a presença do diretor geral para Brasil, Alex Dias, o diretor de engenharia para América Latina, Berthier Ribeiro, e o diretor de produto para América Latina, Victor Ribeiro.
A reformulação no Orkut já estava planejada para outubro e está sendo desenvolvida em Belo Horizonte há pelo menos três meses. Há duas semanas, o Google Brasil teria vazado inadvertidamente o novo visual do Orkut na página para download da versão em português do navegador Chrome.
Segundo o site IDGNow, a suposta interface traz uma nova barra superior com links para outros serviços do Google, oferece cinco cores para o perfil e permite comentários nos status publicados pelo usuário, assim como o rival Facebook.

Orkut
O Orkut é a rede mais popular no Brasil. De acordo com dados da consultoria Ibope Nielsen Online, o Orkut foi acessado em setembro por 26 milhões de brasileiros. O segundo serviço mais usado no período foi o Twitter, que atingiu 9,2 milhões de brasileiros. O Facebook aparece na terceira posição, com 5,3 milhões de usuários no País.


DILMA OPÕE PROJETO SOCIAL À PROPOSTA PRIVATISTA.

Site da Revista Veja, 15/10/2009: http://veja.abril.com.br/agencias/ae/brasil/detail/2009-10-15-565053.shtml

São Paulo - Em 2010, o confronto eleitoral será entre um "projeto desenvolvimentista e social" contra a "proposta neoliberal e privatista" do PSDB. A síntese do que será a desejada campanha plebiscitária à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita pela ministra da Casa Civil e pré-candidata petista Dilma Rousseff em jantar, na terça-feira, com a cúpula do PR. Na visão da ministra, ela será a defensora de um modelo de governo "testado por oito anos" contra o modelo dos oito anos dos tucanos.
Sem citar nomes de possíveis adversários, Dilma minimizou a importância de "projetos novos" que, a seu ver, não têm consistência nem nitidez. No jantar, todos entenderam que se tratava de uma referência ao pré-candidato do PSB, deputado Ciro Gomes (SP), e à pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC). Só o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho citou explicitamente o nome do governador José Serra (PSDB), pré-candidato que o governo avalia como adversário que deve polarizar a disputa.
"O Serra vai ser uma barbada para você", disse Garotinho, arriscando o palpite de que o confronto se dará entre Dilma e o governador paulista. Apesar da boa vontade a favor da candidata ter sido geral, segundo parlamentares que participaram do jantar, só Garotinho deu sinais claros de que dará seu voto à "velha amiga", a quem se referiu como "companheira séria, determinada, competente e firme em suas decisões". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário