UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



domingo, 24 de maio de 2009

AULA COMUNIDADE (1ºs) - texto corrido.

COMUNIDADE é um grupo social que se organiza a partir da IDENTIDADE que ocorre entre seus membros. Seu objetivo é a valorização do bem da COLETIVIDADE, e por conseguinte desenvolve uma CULTURA.
Uma SOCIEDADE é a organização das pessoas numa CIVILIZAÇÃO. Seu objetivo é a garantia dos direitos do INDIVÍDUO, e por conseguinte desenvolve REGRAS.
Podemos pensar no conceito de comunidade de forma ampla, envolvendo o mundo todo, A GRANDE COMUNIDADE INTERNACIONAL, representada pela ONU.
Os grandes problemas da comunidade internacional na atualidade são: a questão ambiental, a questão do desenvolvimento e as desigualdades sociais e os conflitos armados.
Quanto à questão ambiental, ocorre um esforço pela educação das novas gerações para o uso racional dos recursos naturais, bem como ocorre uma preocupação com as transformações climáticas (efeito estufa), a destruição das florestas e seus ecossistemas, e o processamento do lixo. As tentativas de acordos internacionais, infelizmente, apresentam poucos avanços.
Quanto à questão do desenvolvimento e desigualdade, sabe-se que 2/3 da humanidade sofre com a fome, porém, este problema encontra pouca sinalização de mudança na nova ordem mundial multipolar, porém, ocorre uma mudança de postura com relação aos países emergentes: Brasil, Russia, India e China, e está para se agregar a este grupo o México e a África do Sul.
Quanto à questão dos conflitos mundiais, ocorre o destaque para as milenares guerras entre judeus e árabe-palestinos no Oriente Médio, a questão do terrorismo europeu na Irlanda e na Espanha, e os conflitos étnicos da Ásia, Oriente Próximo (região dos Balcãs, Chechênia e Georgia) a questão Tibetana no Extremo Oriente, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário