UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



domingo, 24 de maio de 2009

AULA IDEOLOGIA NA ATUALIDADE (2ºs) - texto corrido.

Para se falar de ideologia hoje, comecemos por esclarecer alguns termos:
ESTABLISHMENT - Trata-se da ORDEM social, política, econômica, cultural, religiosa etc. imposta pela ideologia dominante.
Por exemplo, nas sociedade brasileira, valores como a religiosidade cristã, a sociedade dividida em classes, a divisão das cidades em bairros ricos e pobres etc. são tidos como os “corretos”, e portanto defendidos e praticados como “melhor opção”.
Durante a Revolução Francesa, os Jacobinos que queriam mudanças mais radicais sentavam-se à esquerda do parlamento, os Girondinos, conservadores, sentavam-se à direita, e os indefinidos, no centro.
Assim, ESQUERDA é a posição daqueles que querem TRANFORMAR o establishment.
DIREITA, são aqueles que querem CONSERVAR o establishment.
CENTRO, são aqueles que querem MODERAR posições entre esquerda e direita.
EXTREMISTAS são aqueles grupos fanáticos de esquerda ou direita que chegam a se usar de violência para impor suas idéias, como por exemplo, os neonazistas, os fundamentalistas muçulmanos entre outros.
Quanto aos movimentos ideológicos da atualidade, destacamos o NEOLIBERALISMO que surgiu do fim da tensão entre socialismo e capitalismo que existia na antiga ordem mundial. A ova ordem mundial assistiu a uma reorganização do capitalismo internacional, sendo que as idéias liberais ressurgiram com muita força, especialmente no que diz respeito à não-intervenção do Estado na economia.
Grandes empresas transnacionais apregoando este princípio começaram a entrar em países onde antes eram barradas por leis locais e acordos internacionais. Impondo suas regras, livres de limitações à sua vontade, usam e abusam de seu poder, remetendo seus lucros às matrizes ou mercados seguros, e ao mínimo sinal de crise simplesmente abandonam o país depois de ter sufocado as economias locais. Este fenômeno neoliberal recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO.
Outro importante movimento ideológico que ocorre no mundo hoje é o FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO. Surgido das idéias da REVOLUÇÃO ISLÂMICA que ocorreu em 1979 no Irã, liderada pelo Aiatolá Khomeini, nos últimos 30 anos diversas forças políticas se instalaram no Oriente médio baseadas em ditaduras, pseudo-democracias ou mesmo movimentos e partidos organizados. Os princípios defendidos pela Revolução Islâmica, que remontam a Guerra Santa Islâmica desenvolveu um forte e fanático sentimento anti-ocidental, sem falar nas intensas ações terroristas que geram tensão internacional, especialmente com Israel e com os Estados Unidos.
Também merece destaque o fenômeno dos GOVERNOS POPULARES que ocorrem hoje na América do Sul, com Evo Morales na Bolívia e Hugo Chaves na Venezuela. Líderes de movimentos populares que se fortaleceram com o fim das ditaduras militares no continente que ocorreu nos anos 80, homens de origem social humilde estão chegando ao poder, retomando consigo antigos ideais socialistas, o que gera uma relativa tensão na região, moderada pelo governo brasileiro.
Apesar de Lula ter forte identidade para com todas as características citadas, assume posição de centro dadas as suas responsabilidade perante a comunidade internacional no tocante a ser um dos principais países emergentes do mundo, o que leva Lula a não assumir posições radicais, tais como o fazem Chaves e Morales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário