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sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resumo de aula - ESTÉTICA.



Estética é o ramo da Filosofia que trata das concepções do belo, beleza.

A Filosofia da Arte também pertence à estética.


1 - Recordemos: a ciência racional trabalha com verdades que são universais e necessárias, e, dentro da tradição cartesiana, galilaica e newtoniana, sempre buscando as verdades claras e distintas, ou seja, conhecimento calcado na lógica matemática.

Já o conhecimento estético opera de outro modo.

Calcada basicamente na experiência sensível, a estética se faz através da percepção individual, subjetiva. Assim, impossível de se estabelecer juízos estéticos universais e necessários.

2 - Sócrates e Platão afirmavam que o belo e o bem são uma e a mesma coisa, sendo portanto o belo uma forma superior de moral. Assim, neste perspectiva, percebemos que a estética vai exercer uma FUNÇÃO SOCIAL.

Diante de um ato imoral, uma das primeiras expressões que as pessoas dizem é "Ora, mas que coisa feia!" - isso vai de encontro direto à herança socrático-platônica no que diz respeito à teoria da função social da estética.

No século XVIII o alemão Schiller afirmou que a missão da arte é a de harmonizar indivíduo e o mundo em que vive, ou seja, conferir-lhe a LIBERDADE.

3 - A arte faz com que nossos sentidos estimulem os nossos sentimentos. Quem de nós nunca se deparou com uma pintura, ou ouviu uma música, e disse: "que música triste" ou "que quadro vibrante" - este fenômeno chama-se CATARSE, e é ele que leva ao FASCÍNIO da arte e da beleza, o que faz com que a arte esteja acima das culturas e das ideologias.
4 - Sendo a obra técnica voltada para a utilidade, e a obra de arte voltada para o belo, e ambos necessários à harmonia humana, a arte torna-se FENÔMENO SOCIAL. O artista influencia a sociedade e vice-versa - os artistas são homens de seu tempo; vejamos como os pintores do Renascimento, ao exaltar a beleza das formas do corpo humano buscavam retomar os valores do conhecimento grego clássico calcados na razão, em contraposição ao estático conhecimento medieval controlado pela Igreja com base na fé. Outro exemplo são os músicos do movimento Hip-Hop ou os artistas grafiteiros que agem nas grandes cidades - seu trabalho reflete os prazeres e temores, as preocupações e os projetos da cultura urbana contemporânea: trabalho, violência, diferenças de classe, alegria juvenil, drogas, etc.
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A IMAGEM ACIMA DEMONSTRA A INFLUÊNCIA DA BUSCA DA CULTURA CLÁSSICA NA ANTIGUIDADE GRECO ROMANA COMO CAMINHO DA RETOMADA DA RAZÃO.
A técnica da perspectiva que lança mão de recursos matemático geométricos confere notável harmonia e, por conseguinte, muita beleza à obra. Observemos as marcações em amarelo que demonstram algumas poucas concepções geométricas das milhares que podem ser aplicadas à obra. A reprodução harmônica e ordenada de vários personagens da história da cultura greco-romana somente corrobora com os ideiais do Renascimento, demonstrando que a presente obra - A Escola de Atenas de Rafael Sanzio - é um exemplo típico da arte como fenômeno social e fruto de um determinado tempo cultural.


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