UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA DIVISÃO.


As Ciências Sociais

O comportamento humano é muito com­plexo e diversificado. Cada indivíduo recebe in­fluências de seu meio, forma-se de determina­da maneira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.

Há comportamentos estritamente indivi­duais - como andar, respirar, dormir - que se originam na pessoa enquanto organismo bio­lógico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de reu­niões, assistir aulas, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desen­volvem no contexto da sociedade.

Ao longo da História, a espécie humana tem organizado sua vida de forma grupal, As Ciências Sociais pesquisam e estudam o com­portamento social humano e suas várias for­mas de manifestação.

 Entender a sociedade em que vivemos

Pode-se dizer que as Ciências Sociais caracterizam-se pelo estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Dessa forma, o objeto das Ciências Sociais é o ser humano em suas relações sociais.

Ao mesmo tempo, as Ciências Sociais tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais e estudar a ação social em suas diversas dimensões. Ao realizar esse objetivo, as Ciências Sociais con­tribuem para um melhor entendimento da so­ciedade em que vivemos, fornecendo instru­mentos que podem ajudar a transformá-la.

Disciplinas em que se dividem as Ciências Sociais

Com o avanço do conhecimento da so­ciedade, tornou-se necessária a divisão das Ciências Sociais em diversas áreas de conhe­cimento, de modo a facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão abrange atualmente as seguintes disciplinas:

Sociologia - Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as in-terações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da so­ciedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, compe­tição e conflito na sociedade etc.

Economia - Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, dis­tribuição e consumo de bens e serviços. Por­tanto, são fenómenos estudados pela Econo­mia a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.

Antropologia - Estuda e pesquisa as se­melhanças e as diferenças culturais entre os vá­rios agrupamentos humanos, assim como a ori­gem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropolo­gia ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de or­ganização familiar, as religiões, a magia, os ri­tos de iniciação dos jovens, o casamento etc.

Ciência Política - Ocupa-se da distribui­ção de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo, É a Ciência Política que es­tuda, por exemplo, os partidos políticos, os me­canismos eleitorais etc.

Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma das Ciências Sociais esteja voltada preferencialmente para um aspecto da realidade social, elas são com­plementares entre si e atuam frequentemente juntas para explicar os complexos fenómenos da vida em sociedade.

Oliveira, P. S. de. FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS. São Paulo: Ed. Ática, 2010, p. 92 e 93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário