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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Contrato Pedagógico.


Caros alunos, nossa relação em sala de aula dá-se no sentido da produtividade. Em outras palavras, é uma relação de trabalho – a sala de aula é ambiente de trabalho, e como tal é diferente do páteo, da cantina ou de outros ambientes fora da escola.

Trabalho e produtividade exigem empenho, ordem e disciplina.

Questões comportamentais:

Imaginem o professor apresentando-se às aulas sempre uns dez ou quinze minutos após o sinal, trajando bermuda, chinelos, atendendo o celular, interrompendo explicações para curtir aquela música legal no fone que mantém num dos ouvidos enquanto ministra sua aula confortavelmente, sentado com as pernas esticadas, alegando que quanto mais à vontade ele estiver, melhor será sua aula. A entrega das notas está atrasada em duas semanas, mas o professor alega que ainda não teve tempo suficiente para corrigi-las da forma como ele considera ser a melhor.

Você confiaria neste professor? Confiaria numa instituição que tolerasse tal situação? E reflita: será que este julgamento que você acabou de fazer se aplica somente ao professor?

Assim, creio que dispensa maiores explicações e justificativas as regras do Colégio Anchieta, já bem explicitadas no MANUAL DO ALUNO.

Portanto, vamos enfatizar aqui alguns aspectos das regras as quais todos devemos cumprir:

Bonés, pé na carteira, fone de ouvido, trajes alheios ao uniforme, sentar-se colocando a carteira fora da ordem predeterminada, celular, revistas, guloseimas, games, e qualquer outro objeto ou prática que interfira na sua concentração nas atividades de aula ou atentem contra a ordem e a disciplina em sala de aula estão terminantemente proibidos; em casos de insistência, primeiro, o professor irá solicitar a adesão imediata e perene às regras. Caso o aluno insistir na não adesão, quer seja na mesma ocasião, quer seja numa ocasião posterior, não haverá remédio senão encaminhá-lo à Orientação Educacional que tomará as devidas providências.

Faltas em dias de provas e trabalhos – caso o aluno precise faltar em dias em que forem aplicadas atividades valendo nota, as providências são: primeiro, comunicar o mais rápido possível à Orientação Educacional e segundo, no caso de sociologia que oferece uma única aula semanal, entregar a referida tarefa ao professor na primeira aula subseqüente a sua falta, salvo se o motivo justificado de afastamento for superior a este prazo.

Alegar desconhecimento da tarefa exigida não será justificativa aceita para a prorrogação deste prazo, porque a Orientação Educacional terá a cópia da atividade que disponibilizará ao aluno, bem como o blog http://www.kafenacoca.blogspot.com/ colocará à disposição uma cópia da tarefa exigida. E além disso, via de regra cabe ao aluno faltante informar-se junto aos colegas sobre as atividades ministradas durante sua ausência.

Recomendações:

1 – Caderno:
não haverá visto em caderno, assim, fica a cargo do aluno desenvolver as anotações e apontamentos de aula. O professor recomenda que o aluno cumpra com esta prática, já que os apontamentos de aula são conteúdo de estudo para as provas.

2 – Arquivamento de provas, trabalhos e materiais didáticos diversos: o professor recomenda que o aluno mantenha uma pasta onde organizadamente deve arquivar todas as provas corrigidas, estudos de texto em grupo, textos didáticos fornecidos pelo professor e todo o material escrito pertinente às aulas. No caso de trabalhos em grupo o professor recomenda que o aluno providencie uma Xerox , já que há uma só original corrigida para vários alunos. Qualquer discrepância ou contestação da nota bimestral aplicada só será analisada mediante a apresentação das provas e trabalhos utilizados na avaliação, daí a importância desta pasta de arquivo.

3 – Entrega de trabalhos individuais ou em grupo:

Haverá controle protocolado na entrega dos trabalhos, portanto, os alunos devem zelar pelo correto preenchimento do cabeçalho com a citação da classe, data, nome e número de cada aluno para que não haja reclamações posteriores de colegas “esquecidos”. A responsabilidade da entrega do trabalho cabe ao grupo; assim, considerando o protocolo de controle que será assinado por um representante do grupo, o professor não poderá ser acusado de extravio.

Incluir o nome de colegas ausentes no cabeçalho do trabalho implicará em notificação à Orientação Educacional e penalização do grupo a critério do professor.

Trabalhos idênticos total ou parcialmente, entregues por dois ou mais grupos ou alunos implicará na divisão distributiva da nota obtida. Por exemplo: três grupos entregam o mesmo trabalho o qual o professor aplica nota seis: cada grupo ficará com nota dois.

Enfim, em 2008 tivemos um relacionamento excelente, sem a necessidade de encaminhamentos à Orientação Educacional, nem intervenções da Coordenação Pedagógica. Não tivemos ocorrências desagradáveis e todas as partes – alunos, coordenação, orientação, direção e professor - encerraram o ano letivo de 2008 satisfeitas com o trabalho desenvolvido na disciplina de sociologia.

Encaminhamentos e intervenções são desinteressantes para todas as partes, portanto, se cada um de nós cumprir com o Contrato Pedagógico podemos encerrar 2009 com a mesma satisfação.

Sucesso!

Prof. Douglas Gregorio.

2 comentários:

  1. Oi! O livro "O lobo da estepe" esta dando erro de página. =D

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  2. Oi Ligia, realmente estava ocorrendo este problema, que já foi resolvido. Abraço.

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