UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



domingo, 15 de fevereiro de 2009

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA - resumo da aula da semana passada.

Esta semana foi desenvolvida uma aula introdutória, a qual apliquei em todas as séries. Para as turmas dos primeiros anos, veio a novidade com a definição da Sociologia, conceitos básicos, divisões e objetivos. Para os segundos e terceiros anos, foi a oportunidade para refrescar a memória com a revisão e retomar o ritmo de estudo.
Algumas classes já forneceram seu e-mail geral; se você quiser a aula em versão digitalizada em Power Point para estudar em casa, basta enviar um e-mail para kafenacoca@yahoo.com.br que ela será enviada.
Só peço sua atitude ética de que, se for divulgar a aula, não a comercialize e mantenha os créditos originais.
Sucesso!
Segue resumo da aula em tópicos:
1 - O Homem possui natureza gregária, isto é, um de seus instintos mais básicos é a necessidade da convivência social.
Não existe a possibilidade de um indivíduo viver em isolamento total e absoluto. Já foi comprovado que pessoas privadas do convívio social em poucos meses podem sofrer danos mentais irreversíveis; não raro podem atingir estado de loucura total ou ainda perderem a vida através de auto-flagelamento - isso comprova que o nosso instinto gregário é tão forte quanto o instinto sexual ou o instinto de sobrevivência.
2 - A Sociologia existe justamente para estudar a nossa natureza gregária, e vai além: estuda também os processos nos quais a convivência social acontece.
3 - A Sociologia (ou as Ciências Sociais) subdivide-se em quatro áreas básicas:
- A Sociologia propriamente dita, que estuda os grupos sociais: sua formação, sua presença e ação dentro da sociedade etc.
- A Economia, que estuda as relações sociais de produção e consumo.
- A Antropologia, que estuda as múltiplas culturas criadas e desenvolvidas pelos mais variados grupos humanos.
- A Ciência Política, que estuda as relações de PODER dentro da sociedade.
4 - Desde a antiguidade sempre houveram estudiosos dedicados ao estudos dos processos sociais. Por exemplo, 300 anos antes de Cristo Platão escreveu "A República"; na Idade Média, Agostinho escreveu "A Cidade de Deus"; na idade moderna, ocorreu um verdadeiro boom de estudiosos da sociologia: Maquiavel, Thomas More, Thomas Hobbes, Francis Bacon, Erasmo de Roterdã entre outros, e finalmente na idade contemporânea tivemos a conceituação da Sociologia como ciência propriamente dita.
5 - Augusto Comte, francês do século XIX é considerado o Pai da Sociologia, mas foi outro francês, Émile Durkhein que formalizou o método sociológico, consagrando a Sociologia como ciência no sentido próprio da palavra. Outros sociólogos clássicos da contemporaneidade são Max Weber e Karl Marx.
6 - A Sociologia no Brasil tem diversos estudiosos de renome internacional, entre eles: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministro Florestan Fernandes, o escritor Euclides da Cunha, Sérgio Buarque de Holanda (pai do cantor Chico Buarque), e o ex-deputado Darcy Ribeiro, entre outros.
.

2 comentários:

  1. O que podemos entender por sociologia pré-científica?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, obrigado por sua visita e participação.
    Respondendo à sua pergunta, por feeling e sem pesquisa prévia acredito que podemos classificar como sociologia pré-científica o conjunto de todos os trabalhos surgidos antes de Comte e Durkhein que, de algum modo, objetivavam explicar e teorizar o processo de socialização e a dinâmica grupos sociais; Durkhein inaugurou a fase contemporânea da ciência sociológica proclamando-a como tal na medida em que lhe aplicou um sistema metodológico de investigação dentro de padrões científicos universalmente aceitos e praticados na pós-modernidade

    ResponderExcluir