UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



sábado, 3 de março de 2012

SÓCRATES.

Sócrates, o nome mais famoso de toda Filosofia Ocidental, nasceu em Atenas no ano de 470 a.C. aproximadamente. Filho de um escultor e de uma parteira, tornou-se um dos cidadãos mais famosos na Atenas democrática. Era conhecido como O Sábio.

Foi contemporâneo do dramaturgo Ésquilo, do escultor Fídias, dos historiadores Heródoto e Tucídides, de Hipócrates o Pai da Medicina e de Péricles, o Pai da Democracia, ou seja, viveu numa época de grandes feitos culturais e de grandes homens.

A sua importância para a sociedade ateniense da época podia-se notar pelo fato de que homens muito poderosos e influentes (tais como Platão) tornaram-se seus discípulos ou admiradores. Todavia, de igual forma atraiu opositores e inimigos não menos influentes e poderosos.

Foi o primeiro expoente de uma corrente de pensamento que coloca o homem no centro de todas as preocupações, Esta corrente denomina-se humanismo.

Sócrates nada escreveu. Tudo o que temos a respeito de Sócrates nos foi transmitido principalmente por seus discípulos Xenofonte e Platão. Este último escreveu a maioria de suas obras em forma de diálogos, na maioria dos quais Sócrates aparece como personagem principal.

Além de Xenofonte e de Platão, Aristófanes escreveu uma comédia intitulada As Nuvens, onde ridicularizou a pessoa e a Filosofia de Sócrates.

Sócrates jamais foi um filósofo de gabinete. Sua Filosofia era produzida na praça pública. Os problemas por ele discutidos não eram fruto da ociosidade, mas diretamente ligados á realidade e ao cotidiano do povo de Atenas.

A IRONIA E A MAIÊUTICA

Só sei que nada sei e Conhece-te a ti mesmo são as duas frases mais famosas da Filosofia socrática e que expressam o sentido pelo qual orienta os objetivos do seu pensamento.

A Sócrates foi atribuída a invenção de dois métodos de elaboração do conhecimento. São eles a ironia e a maiêutica.

- A ironia

Quando ouvimos a palavra ironia, entendemos que se trata de algum tipo de atitude zombeteira. Porém, o sentido da palavra ironia na Filosofia socrática é conceitual, diferente do sentido coloquial.

A prática da ironia dava-se da seguinte forma: Sócrates levantava determinado tema para debate: o amor, a beleza, o poder, a verdade entre outros, e perguntava a seu interlocutor o que ele entendia sobre este mesmo tema, explorando e ampliando o significado de cada resposta obtida, apontando incoerência ou insuficiência lógica dos argumentos, exigindo mais pormenores e mais explicações, cada vez mais aprofundando o sentido do conceito, até que o interlocutor, ou desistia do debate, ou admitia que pouco ou nada conhecia sobre um tema que até então julgava-se conhecedor.

A ironia seria um método de investigação das ideias que consistia em encaminhar o pensamento em direção à essência das coisas, sem desviá-lo, evitando-se assim o falseamento das ideias. 

Na verdade, o que a ironia demonstra é que se discutem os meios para se atingir um objetivo, sem no entanto se ter clareza sobre o significado do próprio fim ao qual se almeja.

- A maiêutica

A maiêutica decorre da ironia. Uma vez que, no transcorrer do debate o sentido de cada conceito era explorado até o seu limite máximo, era chegado o momento de debater a essência do conceito em questão. Maiêutica significa parto das ideias, uma vez que Sócrates acreditava que os homens já nascem com o conhecimento, tal como ideias adormecidas no seu inconsciente, e cabe ao filósofo orientar um diálogo no sentido de fazer com que o seu interlocutor dê à luz tais ideias.

Assim sendo, o diálogo cumpre uma função de submeter o interlocutor a um experimento, do qual nasce o verdadeiro conhecimento.

Utilizando a ironia e a maiêutica Sócrates representava uma verdadeira ameaça para muitos homens poderosos que, seguros de suas verdades, muitas vezes impostas por uma tradição pouco questionada, sentiam-se irremediavelmente desmascarados na sua hipocrisia.

Neste sentido, Sócrates tornou-se o incômodo, o desajustado social, aquele que deixava muitos de seus interlocutores envergonhados e desmoralizados através de perguntas irrespondíveis, seja por incapacidade, seja por inconveniência. Por estes, Sócrates foi visto como aquele que vivia à procura de dificuldades e as criava para os outros.

Essas dificuldades das quais acusavam Sócrates de ser o seu criador seriam precisamente a busca da essência dos valores, tais como a inteligência, a justiça, a virtude entre outros, os quais serviam de ostentação para os homens de bem, sem que ninguém soubesse o seu verdadeiro sentido e significado, ou, se soubesse, seria prudente (por cautela ou por conveniência) permanecer calado.

Assim sendo, Sócrates tornou-se insuportável para muitos homens e grupos influentes na sociedade ateniense: o subversivo, o agitador.

Assim, precisavam encontrar um pretexto para combater Sócrates, que então foi acusado de desrespeitar os costumes e crenças religiosas dos atenienses (impiedade) e de exercer uma perversa influência sobre a juventude (corrupção). Desta forma os seus inimigos o levaram a um tribunal, com a intenção de adverti-lo e refreá-lo.

Por acreditar no valor de sua atividade filosófica e também na colaboração que ela poderia trazer para seus contemporâneos e sua posteridade, Sócrates, perante o tribunal, negou-se a aceitar as advertências e acusações que lhe dirigiam. Durante o seu julgamento, Sócrates foi hábil em destruir as frágeis e inverossímeis argumentações de seus acusadores, mas era fato que o tribunal estava predisposto a condená-lo. A intenção inicial era fazer com que Sócrates se retirasse da vida pública, silenciando-se, mas diante da irredutibilidade do filósofo, ele foi condenado à morte, a única forma de fazê-lo calar-se.

Forçado a ingerir uma taça de cicuta (espécie de veneno), Sócrates até o último momento de sua vida foi fiel às suas ideias. Sarcásticamente perguntou ao carcereiro que lhe entregou a dose de veneno se poderia oferecer um pouco aos deuses.

Sobre este processo que levou Sócrates à condenação, Platão escreveu um de seus mais famosos diálogos, Apologia de Sócrates (também conhecido como Defesa de Sócrates).

Nenhum comentário:

Postar um comentário