UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SOCIALIZAÇÃO.

Contatos sociais
Ao dar uma aula, o professor entra em contato com seus alunos. O cliente e o vendedor de uma loja estabelecem contato na hora da venda de uma mercadoria, Duas pessoas conversando também participam de um contato social. A convivência humana pressupõe uma grande variedade de tipos de contatos sociais. Você mesmo pode se relacionar de diversas formas, por exemplo, pela maneira como adquire seus livros escolares, ou pelos contatos sociais que manteve para chegar até a atual etapa de sua educação formal.
O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocor­ra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constitui­ção dos grupos sociais e da sociedade.
.
Tipos de contatos sociais
Existem dois tipos de contatos sociais: pri­mários e secundários.
.
Contatos sociais primários. São os con­tatos pessoais, diretos, e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos de contatos sociais primários: os familiares (entre pais e filhos, entre irmãos, en­tre marido e mulher); os de vizinhança; as rela­ções sociais na escola, no clube etc. As pri­meiras experiências do indivíduo se fazem com base em contatos sociais primários.
 
.
Contatos sociais secundários. São oscontatos impessoais, calculados, formais. Dois exemplos: o contato do passageiro com o co­brador do ônibus para pagar a passagem; o contato do cliente com o caixa do banco para descontar um cheque. São também conside­rados secundários os contatos impessoais mantidos por meio de carta, telefone, telegra­ma, e-mail etc.
 Oliveira, P. S. de. FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS. São Paulo: Ed. Ática, 2010, p. 98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário