UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estudo em grupo 2º bimestre - 2ºs anos.

.
AS VÁRIAS FACES DA IDEOLOGIA.
Gisele Leite

(...) Generalizar ou universalizar o que é particular é uma das artimanhas da ideologia.
Globalizar coisas heterogêneas, impondo-lhe uma uniformidade conceitual e forçada, é também um dos tentáculos da ideologia. A ideologia orienta e legitimiza a ação dos homens na história, por meio de realidades genéricas que chamamos universais, tais como Pátria, Família, Nação, Ciência, Igreja, Estado, Escola.
Nascidas das situações concretas que atendem às necessidades humanas, essas idéias genéricas ordenam a sociedade. É com elas que os homens constroem o imaginário social – um conjunto coerente e sistemático de imagens e representações culturais, econômicas e políticas capaz de explicar e justificar a realidade.
A ideologia é o grande sofisma social a transformar as chagas em flores, e as injustiças em rituais rotineiros.
Universalizar ou generalizar é peculiar da ideologia que assim logra em ocultar a especificidades do real.
Os universais são formas de vivência social que já não se identificam com as manifestações particulares, seja da família, da pátria, da escola, seja do Estado. A maneira pela qual essas entidades são organizadas torna-as diferentes das partes que as compõem. Ganham autonomia em relação aos indivíduos que as integram, segundo o filósofo Herbert Marcuse.
Essa autonomia embora real, não é legítima, pois são poderes particulares que se encarregam de organizar as esferas do social, constituindo, uma comunidade ilusória. O chamado Estado dobem-estar social “parece uma entidade separada dos interesses dos grupos que têm acesso ao poder político. No entanto, sabemos que esses interesses são os que levam o Estado a agir”.
Os argumentos da ideologia são envolventes e convincentes, mas cheios de vazios – trata-se do discurso lacunar, segundo Marilena Chauí. Esse discurso não oferece explicações verdadeiras, permanece na constatação de determinações situação.
Sem esclarecer a realidade das condições sociais, a ideologia justifica por que a sociedade é assim e não de outro modo, utilizando as explicações dos dominadores, a ideologia reduz as experiências históricas dos grupos sociais inferiores, minimizando suas conquistas e dificultando a busca de alternativas.
(...) Doutrinariamente, ideologia é entendida como conjunto de idéias que exerce influência sobre os grupos sociais e legitima formas de ação.
Nesse sentido a ideologia procura convencer para ganhar adeptos a doutrinas políticas, econômicas, filosóficas, religiosas, morais, que inspiram governos e partidos políticos, por exemplo.A ideologia alia idéia e prática em uma lógica dissimuladora. Para enfrentá-la, é preciso desenvolver o espírito crítico.
A ideologia prescreve normas para a conduta humana e, por isso, tende a manter a ordem social. Tem capacidade de representar a realidade, um bom exemplo é a idéia de pátria-mãe. Procede a inversão da realidade, encobrindo as causas.
http://www.conteudo.com.br/professoragiseleleite/as-varias-faces-da-ideologia/?searchterm=igreja

QUESTÕES:

1 – Além do exemplo dos super-heróis que vimos em sala de aula, identifiquem e comentem alguma outra forma pela qual a ideologia nos é transmitida pelos meios de comunicação. Sugestão: verifiquem as novelas, noticiários, letras de músicas, propaganda e vários outros.

2 – Relacionem o “Mito da Caverna” de Platão e as ações da ideologia na sociedade.

Sobre o livro “1984”.

3 – No final do capítulo 10, Winston declara “Odeio a pureza, odeio a virtude (...)” referindo-se ao fato de que o Grande Irmão é quem determinava o que é pureza e virtude, ou seja, os interesses particulares do Estado eram impostos a todos como se realmente fossem interesses de todos. Citem um exemplo de pureza e virtude na sociedade em que vivemos, e argumentem se estes valores realmente correspondem à realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário