UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estudo em grupo FILOSOFIA - 2º bimestre - 1ºEMnA.

.
O Mito da Caverna é, talvez, o texto mais famoso da tradição filosófica ocidental, escrito por Platão há cerca de aproximadamente 300 ou 600 anos antes de Cristo.
Consta da monumental obra de Platão, A República, onde o filósofo desenvolve uma complexa teoria do poder.No início do capítulo VII, Sócrates narra a Glauco a seguinte história:

Imagine homens acorrentados desde que nasceram no fundo de uma caverna. Nada viram ao longo da vida senão sombras de objetos transportados por detrás deles, sombras criadas pela luz de uma fogueira. Estes homens nada mais conhecem senão aquelas sombras, parcas imagens ainda muito distantes da realidade das coisas. Porém, as sombras são a única realidade que estes homens conhecem, e para eles somente estes parcos vultos da realidade constituem a noção de verdade que possuem.
Porém, um dia um destes prisioneiros vem a escapar. Com dificuldade escala a íngreme parede da caverna, mas consegue sair. Sob a luz do sol seus olhos doem, mas aos poucos eles vão se acostumando e este ex-prisioneiro enxerga, então, a realidade tal e qual ela é.
Ele decide então voltar para a caverna e compartilhar com seus ex-companheiros a sua experiência. Porém, ao fazê-lo, é malrecebido. Ignorantes da verdade, julgam louco o ex-colega, e, como ele insiste na sua versão dos fatos, decidem matá-lo.

QUESTÕES:

1 – Expliquem como os meios de comunicação podem nos manter tal como os prisioneiros da caverna de Platão.

2 – Comentem sobre atitudes pessoais que podemos tomar para que não nos deixemos iludir pelas falsidades que a sociedade nos faz acreditar.

3 – Comentem a frase: “manter-se informado sobre a realidade social é um ato de crescimento pessoal tanto quanto é um ato de cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário