UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estudo em grupo FILOSOFIA - 2º bimestre - 2ºEMnA.

.
INTRODUÇÃO À ÉTICA
Uma profunda discussão sobre o emaranhado de conceitos que orbitam esse polêmico ramo filosófico.
Renato Nunes Bittencourt.

A palavra ética faz cada vez mais parte do vocabulário cotidiano de grande parte da sociedade. Infelizmente, não no modo ideal, elogioso, com notpicias e debates a respeito da “excelente” conduta moral de nossos políticos e instituições. Mas como objeto de discussão em si: o que é ética? A amplitude do conceito e de seu uso permite uma reflexão além da filosofia e do estudo de moral, justiça e harmonia aos quais sempre é vinculado. (...)
(...) Afinal é difícil avaliar como a ética é de fato exercida e entendida pela sociedade. Geralmente, as instituições possuem um código de ética específico, que determina as regras de conduta que devem ser seguidas pelos membros da corporação, de um grupo, uma escola, etc. (...)
(...) A palavra ética é de origem grega, derivada de ethikós – “que diz respeito ao costume”. No contexto da filosofia, a ética seria o ramo que lida com a compreensão de noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual.Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no individual. Pensando desta maneira, não existiria de forma alguma apenas uma ética pela qual as pessoas devem nortear suas vidas, mas diversas éticas, elaboradas de acordo com a maneira como concedemos valores às coisas com as quais interagimos. (...)
(...) Apesar de uma razoável semelhança de termos, ética e moral se situam em esferas relativamente diferentes na análise do valor da ação humana. A moral tem a ver com valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo e prescritivo. A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não estes valores normativos. (...)
(...) Por isso torna-se imoral a pessoa que, apesar de conhecer as regras sociais estabelecidas, não age de acordo com elas, pois está satisfazendo apenas seus próprios interesses. (...)
As regras morais variam de acordo com o contexto histórico e a formação cultural de cada sociedade, porém, de forma geral, os diversos sistemas morais existentes, ainda que seus pormenores sejam consideravelmente distintos entre si, evidenciam um propósito semelhante: proporcionar meios para garantir aos indivíduos que se submetem a essas regras estabelecidas segurança e estabilidade no decorrer de suas vidas particulares. A perspectiva ética, por sua vez, pode se desenvolver no indivíduo a partir do momento em que ele compreende a importância de seguir as prédicas (normas) sociais instituídas, em prol tanto de sua conservação pessoal como da ordem social em que vive. (...)
(...) Podemos então ser pessoas imorais segundo o conceito normativo da vida em sociedade, porém, simultaneamente éticos se, de acordo com os critérios valorativos intrínsecos ao nosso modo de ser.


QUESTÕES (respondam com palavras próprias, não copiem trechos do texto):

1 – Expliquem a diferença entre ética e moral.

2 – Podemos ser imorais e, ao mesmo tempo, éticos? Justifiquem sua resposta.

3 – Há situações do convívio escolar em que o grupo observa atitudes anti-éticas entre os alunos? Justifiquem sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário