UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Resumo de aula - ANTROPOLOGIA (1ºs anos).

As Ciências Sociais se dividem em 4 grandes campos:
A Ciência Política que estuda as relações de poder.
A Economia que estuda as relações de produção e consumo.
A Sociologia propriamente dita que estuda os grupos sociais.
E a Antropologia, que estuda as culturas.
A Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura, e busca conhecer as origens da humanidade, a formação do nosso conhecimento, nossos costumes e nossos instintos.
CULTURA – conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra, entre membros de determinada sociedade, através de símbolos, conceitos, valores e atitudes.
A linguagem é um fato cultural de suma importância, porque é através dela que o conhecimento deixa de ser algo individual para se tornar coletivo.
A biosfera é aquela cada de sete quilômetros acima da superfície do mar e sete quilômetros abaixo; dentro da biosfera, onde a vida humana ocorre, chamamos de ANTROPOSFERA.
SÍNTESE HUMANA. Integração do hereditário e do cultural, do individual e do social, da natureza e da cultura – o homem é criador e criatura no mundo.
A N T H R O P O S – palavra grega que significa homem enquanto SER HUMANO.
A antropologia física é uma ciência natural, trabalha em conjunto com a biologia.
A ANTROPOLOGIA CULTURAL é uma ciência social; estuda o comportamento, grupos, sociais, religião,relacionamentos, técnicas...
A ANTROPOLOGIA APLICADA assessora governos e instituições a desenvolver projetos para lidar com os problemas de socialização de grupos específicos. Por exemplo, a questão dos povos indígenas na sociedade brasileira.
A ANTROPOLOGIA pode agir em conjunto com diversas ciências, atendendo a variadas necessidades da sociedade, tais como a história, biologia, geografia, genética, economia, psicologia, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário