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quinta-feira, 2 de abril de 2009

Retomada do Contrato Pedagógico.


Caro aluno

O bom desempenho é o resultado de um trabalho conjunto dos professores, pais, coordenação e direção, administração e principalmente VOCÊ, o elemento central deste processo.
O objetivo central do processo educativo é a FORMAÇÃO INTEGRAL do aluno.
O principal interessado e responsável é VOCÊ, e seja qual for o resultado, em sua maior parte será reflexo da forma como VOCÊ cumpre a sua responsabilidade neste processo.
É neste sentido que reapresentamos este contrato pedagógico, e sobre ele vamos novamente refletir, avaliando nossos erros e acertos no sentido do nosso aprimoramento contínuo.

A AULA. MOMENTO CENTRAL DO PROCESSO EDUCACIONAL - o sucesso de uma aula depende de vários fatores que devem estar funcionando em harmonia, e um dos principais deles é a CONCENTRAÇÃO.
O MANUAL DO ALUNO é bem claro quanto a diversas normas que visam garantir a harmonia do ambiente educacional e, principalmente, a concentração durante as aulas. Assim:
Bonés, pé na carteira, fones de ouvido, trajes alheios ao uniforme, sentar-se colocando a carteira fora da ordem predeterminada, celular, revistas, guloseimas, games, e qualquer outro objeto ou prática que interfira na sua concentração durante aula ou atentem contra a ordem e a disciplina estão terminantemente proibidos.

FREQUENCIA E ATIVIDADES EM AULA – todas as atividades valendo nota serão pré-agendadas. Em caso de falta:

1 - Comunicar o mais rápido possível à Orientação Educacional, mesmo se não for falta justificada.

2 - Entregar a referida tarefa ao professor na primeira aula subsequente, salvo se o motivo justificado de afastamento for superior a este prazo.

- A falta não isenta o aluno de responsabilidade sobre as informações e atividades que ocorreram durante sua ausência – e isto também se aplica a faltas justificadas – cabe ao aluno faltoso atualizar-se o quanto antes com os colegas ou com o blog.
- Alegar desconhecimento da tarefa não será justificativa para prorrogação do prazo de entrega, porque a Orientação Educacional terá a cópia da atividade que disponibilizará ao aluno, bem como o blog http://www.kafenacoca.blogspot.com/ colocará à disposição uma cópia da tarefa exigida, assim como os colegas podem emprestar a folha de exercícios.
- A entrega de atividades fora do prazo, sem justificativa, implicará em prejuízo de 40% no valor total da nota da atividade, além de pesar na nota atitudinal.
- Só se considerarão as justificativas informadas pela Orientação Educacional.
- A entrega do trabalho no prazo é de responsabilidade do aluno ou do grupo quando for o caso; alegar que o colega responsável pela entrega do trabalho está afastado da escola ou faltou no dia da entrega não será aceito como justificativa – SUGESTÃO: providenciar uma cópia xerox do trabalho e manter em poder de mais de um membro do grupo.
- Incluir o nome de colegas faltosos nos trabalhos em grupo implicará em notificação à Orientação Educacional e penalização do grupo a critério do professor.
- Trabalhos idênticos total ou parcialmente entregues por dois ou mais grupos ou alunos implicará na divisão distributiva da nota obtida. Por exemplo: três grupos entregam o mesmo trabalho, para o qual o professor aplica nota seis: cada grupo ficará com nota dois.

OS GRUPOS DE TRABALHO DEVEM, NECESSARIAMENTE, SER GRUPOS FIXOS – é antiprodutivo e dá margem à indisciplina improvisar um grupo de estudo a cada atividade.


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A PRÁTICA DO ESTUDO DA SOCIOLOGIA (e FILOSOFIA 1ºs e 2ºs noturno):

- Caderno: fica a cargo do aluno desenvolver as anotações e apontamentos de aula.
- Arquivar ordenadamente provas, trabalhos e textos para estudo fornecidos pelo professor: Qualquer discrepância ou contestação de notas só será analisada mediante a apresentação das provas e atividades utilizados na avaliação. QUALQUER ATIVIDADE PREENCHIDA A LÁPIS EM HIPÓTESE ALGUMA TERÁ VALIDADE PARA EFEITOS DE RECLAMAÇÃO SOBRE NOTAS.
- A consulta regular ao blog http://www.kafenacoca.blogspot.com/ – o conteúdo e as demais informações transmitidas durante as aulas serão disponibilizados no blog, ferramenta auxiliar para o aluno. Recomenda-se pelo menos uma visita semanal ao blog.

O BOM DESEMPENHO DO ALUNO NÃO DEPENDE DO ACESSO AO BLOG, já que, tudo o que lá estiver, antes terá sido transmitido em aula. Caso o aluno tenha dificuldades de acesso à internet, basta procurar o professor que uma solução será providenciada.

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.
Em todas as atividades o professor vai avaliar a capacidade de reflexão e argumentação do aluno, assim como a sua atitude perante suas responsabilidades.
Por reflexão entende-se: o nível de compreensão dos conceitos e a capacidade do aluno em relacioná-los com a realidade cotidiana.
Por argumentação entende-se: a capacidade do aluno em operacionalizar os conceitos e idéias, relacionando-os em parágrafos bem construídos, com clareza e sentido - lógica.
OPINIÕES com toda certeza não serão critério de avaliação, contanto que sejam expostas e defendidas segundo os critérios acima.

A AUTO-AVALIAÇÃO.
Final de bimestre. Olhamos o boletim e a média obtida não foi aquela a qual nos provoca sorrisos.
Antes de qualquer atitude, o ideal é ir para casa, descansar e só depois, no momento do estudo (que não acaba com a realização da prova), refletir e analisar a situação.

Neste momento, o aluno deve fazer a si mesmo algumas perguntas:
- Estou buscando a concentração e a sintonia com o professor durante as aulas? Tendo dificuldades, busco sentar mais próximo ao professor e me esforço pela concentração em aula? Evito companhias dispersivas, e práticas como pé na carteira, fone de ouvido, ir ao banheiro sem necessidade ou outras distrações?
- Procuro semanalmente visitar o blog do professor e revisar a aula da semana? Mantive o caderno organizado, fazendo anotações em todas as aulas, comparando minhas anotações com os resumos de aula do blog?
- Realizei regularmente as leituras indicadas pelo professor e anotei as principais idéias?
- Se não entendi o assunto, procurei me aproximar de colegas com melhor desempenho e pedi ajuda? Procurei o professor e pedi ajuda?
- Frequentei regularmente as aulas? Quando faltei, atualizei imediatamente minhas informações com os colegas ou com o blog? - Entreguei dentro do prazo as atividades indicadas? Eu me envolvi com responsabilidade na elaboração do trabalho, ou estive disperso e simplesmente permiti que os colegas incluíssem meu nome? No momento do trabalho, eu e meu grupo fomos esforçados, ou simplesmente cumprimos a tarefa, sem critérios, na ânsia de livrarmo-nos da mesma?

Caro aluno, é com o maior prazer que o professor se coloca à disposição de todos vocês no sentido de colaborar para que todos obtenham os melhores resultados. Sucesso!

Prof. Douglas Gregorio.
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