UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Resumo de aula - OS CONFLITOS MUNDIAIS (3ºs anos).

.
Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados.
Os principais motivos dos conflitos são:
Étnicos – ETNIA – grupo de identidade unido por fatores biológicos (raça) e culturais (nacionalidade, língua religião, costumes.
Políticos e ideológicos.
Territoriais.
Econômicos.
Recursos naturais.
Os conflitos podem ser:
Externos: quando envolvem disputas entre dois ou mais países.
Internos: quando envolvem disputas entre grupos que pertencem a um único país.
Os principais conflitos mundiais da atualidade são:
A questão do ORIENTE MÉDIO.
O TERRORISMO EUROPEU.
O NARCOTRÁFICO NA AMÉRICA DO SUL.
OS CONFLITOS AFRICANOS.

ORIENTE MÉDIO: A Bíblia diz que Abraão gerou um filho, Isaac. Além de Isaac, gerou um filho bastardo, Ismael.Isaac tornou-se o pai de todos os judeus e Ismael, o pai de todos os árabe-palestinos. Uma guerra entre dois clãs irmãos, que atravessa mais de 5.000 anos.
1948 – Fundação do Estado de Israel, após acordo mediado pela ONU.
Os limites e os acordos sobre a distribuição territorial entre Judeus e Palestinos nunca foi totalmente respeitado e reconhecido por ambas as partes.
Fronteiras dividindo o território entre Judeus e Palestinos já foram marcadas e remarcadas diversas vezes, e sempre que está para ocorrer um acordo de paz entre ambas as partes, os radicais de ambos os lados acabam interferindo, dando continuidade à violência.
Interesses internacionais numa região estrategicamente situada entre três continentes, rica em petróleo, tornam as disputas ainda mais complexas. Questões étnico-religiosas misturam-se a questões políticas e econômicas. O fundamentalismo muçulmano age em forma de terrorismo, enquanto o capital judeu, oriundo principalmente dos Estados Unidos, financia a repressão Israelense. A violência acaba se estendendo a outros países da região, e mesmo a países distantes, porém envolvidos.
Alguns dos principais episódios deste conflito:
O assassinato dos atletas israelenses nas olimpíadas de Munique em 1972 – Setembro Negro.
A Guerra Irã X Iraque, entre 1980 e 1990.
A Guerra do Golfo entre 1990 e 1991.
O maior atentado terrorista da história, com a destruição das torres gêmeas de Nova York e milhares de mortos em 11 de setembro de 2001.

O TERRORISMO EUROPEU:
A Questão Basca - Na Espanha os bascos querem independência, o ETA – Exército Separatista Basco, pratica atos terroristas, apaziguados no momento.
A Questão Irlandesa - Irlanda do Norte - católicos querem a separação da Inglaterra - ações terroristas do IRA – Exército Republicano Irlandês. Destaque para o trabalho humanista e político do astro do rock Bono Vox.

O NARCOTRÁFICO NA AMÉRICA DO SUL:
O passado colonial, o subdesenvolvimento, as ditaduras e a instabilidade política estimularam o surgimento de movimentos guerrilheiros na América do Sul.
Tais movimentos, de inspiração socialista, devido à repressão desapareceram do continente nos anos 70, exceto na Colômbia onde a guerrilha das FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – associou-se sob condições circunstanciais ao narcotráfico internacional, já que a região amazônica é a maior, e a única produtora de cocaína do mundo, pois a planta de onde se extraí a cocaína, a coca, tem seu consumo culturalmente aceito e amplamente difundido entre as culturas andinas, uma vez que em forma de chá ou folha para mascar como é popularmente consumida, não possuí os devastadores efeitos da droga refinada.
Passagem obrigatória das ricas rotas de tráfico para a Europa, o reflexo do fortalecimento do narcotráfico na América do Sul é sentido de forma intensa no Brasil, onde se desenvolveu um Estado paralelo com base nas favelas cariocas, financiado pelo narcotráfico que investe pesado em armamentos e treinamento dos grupos organizados, gerando violência constante.

A QUESTÃO AFRICANA:
Continente marcado pelo subdesenvolvimento, pela miséria, pelo atraso político e social e recente passado colonial, na África ocorrem inúmeros conflitos, centrados principalmente em questões étnicas, guerras civis e disputas territoriais. É o maior desafio para o futuro da comunidade internacional.
Somália: guerra civil de insurgência muçulmana; Ruanda e Burundi: guerra de etnias entre Tutsis e Hutus; Angola e Uganda: guerras civis de motivo político; e mais conflitos em Mali, Senegal, Serra Leoa, Argélia, Chade, Sudão e vários outros.

OUTROS CONFLITOS E REGIÕES DE TENSÃO:
Cabe ressaltar que a região da península balcânica, com o fim dos regimes socialistas europeus nos anos 90 percebeu o ressurgimento de antigos conflitos nacionalistas originados na Idade Média.
Com o fim da Federação Iugoslava, Sérvios, Croatas e Bósnios enfrentaram-se numa sangrenta disputa de etnias, nacionalidades e hegemonia política que durou cerca de uma década.
No mesmo sentido decorrem hoje as tensões que se percebem em regiões da antiga União Soviética, como o separatismo Checheno e a questão da Geórgia.
Além da Europa, a Índia tem como um de seus obstáculos principais ao seu desenvolvimento incipiente as disputas étnico-religiosas e políticas que recaem sobre a região da Caxemira, em tensão com o Paquistão.
No extremo-oriente, os ainda sobreviventes regimes socialistas são o pivô de focos de tensão na região, como a questão da divisão das Coréias, a ocupação do Nepal pela China e outros focos, tais como o Vietnã.
Não somente os conflitos aqui relatados estão em andamento, como diversos outros ocorrem no momento.

13 comentários:

  1. Muito bom ! Me ajudou bastante, parabéns;

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto era o que eu estva precisando mesmo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. O texto era exatamente a pesquisa que a professora pediu , me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  4. eu estava precisando de um comentario como esse
    muito obrigadonota,nota 10!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! muito bem resumido e prático !!!**

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, só que é muito resumido!!

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeei... =D

    ResponderExcluir
  8. Poderia haver um mapa para demonstrar os conflitos mundiais na atualidade , para explicar melhor o conteúdo , pois eu preciso muito ! ;D
    Obg ! *-*

    ResponderExcluir
  9. O mapa existe na aula digitalizada, é só baixar, e o mapa foi extraído do sit da ONU, e é atualizado diariamente.

    ResponderExcluir
  10. esse site é muito legal show de bola !!!!

    ResponderExcluir
  11. Estou estudando para a 2ª fase do vestibular e o resumo ajuda bastante, considerando a pouca disponibilidade de tempo. Adorei!
    Parabéns pelo trabalho! Obrigada!

    ResponderExcluir