UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Resumo de aula - SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL (1ºs anos; 2º EMnA filosofia).

A SOCIALIZAÇÃO é um PROCESSO interativo e contínuo.
Nós interagimos através da TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, dos MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, e das ESTRUTURAS SOCIAIS.
Nós somos socializados pela APRENDIZAGEM, pela IMITAÇÃO, e pela IDENTIFICAÇÃO.
Os AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO são a FAMÍLIA, os GRUPOS SOCIAIS e a ESCOLA.
A socialização pode ser:
Primária, quando ocorre dentro de uma relação de dependência, por exemplo, a educação familiar.
Secundária, quando ocorre numa relação de independência, por exemplo, a associação a uma confraria ou organização social.
O objetivo da socialização é transmitir a cultura pela ENDOCULTURAÇÃO, ou seja, integrar o indivíduo a um grupo específico.
A socialização define o PAPEL SOCIAL do indivíduo, que ocorre segundo HIERARQUIAS e também CLASSES SOCIAIS.
As sociedades são heterogêneas, ou seja, divididas em CLASSES, CASTAS ou ESTRATOS.
O status social, ou seja, a posição social do indivíduo, é definido por subordinação, exclusão ou exploração.
O CONTROLE SOCIAL ocorre segundo valores culturais ÉTICOS.
A ÉTICA SOCIAL é que é a base de nossas leis e costumes, definindo aquilo o que é socialmente aceito como comportamento e relacionamento – CONDUTA SOCIAL, que também pode ter origem na IDEOLOGIA.
A partir daí são definidas as normas, sanções, regras, enfim, as LEIS.
Os mecanismos de controle social podem ser INSTITUCIONAIS, como a RELIGIÃO, O ESTADO E A FAMÍLIA, assim como podem ser ESPONTÂNEOS, como associações, sindicatos, confrarias e outros.

4 comentários:

  1. as norma estao baseadas em valores que a sociedade juga fundmentais pra o o funcionamento e pa que us membros convivam sem maores problemas .Sao obrigacoes sociais as quais o individo esta sujto ao longo de da a sa vida,e sao tao foes quando estabelecidas e interiorizadas que o conrole é auto-exercido

    ResponderExcluir
  2. A socializaçao é o ato de transmitir ao indivíduo,de levá-lo a assimilar e introgetar os padroes culturais da sociedade.O maior instrumento de socializacão é o contole social.O controle social são as formas pelas quais a sociedade introgeta os valores do grupo na mente de seus menbros,para evitar que adotem um comportamento divergente

    ResponderExcluir
  3. Atualmente a sociedade brasileira esta mais participativa, politicamente, sendo que na época do fim da Ditadura Militar não se falava em controle social por uma razão obvia que se resume em duas palavras; autoritarismo e participação popular que são termos antagônicos.
    Mas a partir do fim do governo militar na década de 80 é que a expressão “controle social” passou a ser aclamada, pressupondo um avanço na construção social, num sistema democrático.
    Tendo a participação social na gestão publica, ou seja, a participação do Estado e da sociedade como fator central para o compartilhamento de responsabilidades com o intuito de tornar eficaz alguns programas públicos, pois numa democracia os cidadãos não tem apenas direitos, e sim o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
    Dá-se a efetivação do controle social por duas maneiras, controle natural que se executa diretamente pelas comunidades como, por exemplo: os sindicatos, e as fundações. E temos também o controle institucional,que é exercido por entidades e órgãos do poder publico instituídos de interesses da coletividade como é o caso dos Procons, e dos Ministérios Públicos

    ResponderExcluir